Na visita oficial do Presidente chinês Xi Jinping a Portugal, que começou esta terça-feira, o líder chinês convidou Marcelo Rebelo de Sousa a visitar o país em abril de 2019. O Chefe de Estado português aceitou o convite para a visita oficial.

Na visita, o presidente português defendeu que a cooperação entre os dois países pode ser maior. O encontro do chefe de Estado chinês vai terminar esta quarta-feira. Marcelo Rebelo de Sousa salientou que apesar de Portugal e a China terem “aliados diferentes”, que isso não é “nenhum impedimento” para uma maior cooperação.

O Presidente português considerou que a sua deslocação à China em 2019, “correspondendo a convite acabado de formular” por Xi Jinping, e “a assinatura de um memorando de entendimento” sobre a iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” simbolizam a parceria entre os dois Estados.

[A iniciativa assinada] Simboliza bem a parceria que desejamos continuar a construir, com diálogo político regular e contínuo, a pensar no muito que nos une”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Marcelo Rebelo de Sousa falou na Sala das Bicas do Palácio de Belém. O chefe de Estado referiu ainda que os dois países estão “longe em termos geográficos” e têm “aliados muito diferentes”, mas defendeu: “Isso não nos impede de trabalharmos em conjunto para a valorização do papel do direto internacional, das organizações internacionais, a começar nas Nações Unidas”.

Nem de defender o multilateralismo, os direitos humanos, a resolução pacífica dos conflitos. Nem de apoiarmos o livre comércio e as pontes de entendimento entre Estados e povos. E estarmos em permanência atentos ao ambiente e às alterações climáticas”, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa, quanto aos pontos que Portugal pode promover, com a China, com uma cooperação mais estreita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR