O presidente chinês Xi Jinping vai estar em visita de Estado a Portugal esta terça e quarta-feira. Para a curta estadia escolheu o Hotel Ritz, no centro de Lisboa, mas não alugou uma simples suite: reservou o histórico hotel lisboeta por inteiro e terá a unidade hoteleira por sua conta durante dois dias. De acordo com o jornal i, o Governo chinês pagou dois milhões de euros para fechar o Ritz.

O presidente chinês dispensou ainda os carros portugueses que lhe seriam disponibilizados, por se tratar de uma visita oficial de Estado, e trará consigo três limusinas blindadas de dimensões bastante superiores ao que é normal, o que já motivou obras de alargamento da entrada da garagem do Hotel Ritz e do portão da saída de emergência do Aeroporto Humberto Delgado, por onde Xi Jinping terá entrado esta terça-feira, por volta das 8h — obras essas que, em ambos os casos, ficaram a cargo do governo chinês.

O i conta ainda que o Ritz irá nestes dois dias adoptar o buffet exigido pelo chefe de Estado chinês, dispensando assim as suas famosas caldeiradas e cataplanas, por pratos de inspiração asiática. Xi Jinping terá mesmo trazido na sua comitiva — que encheu dois aviões — o próprio cozinheiro, que será o responsável por todas as refeições. O presidente do país asiático, uma das economias em maior crescimento a nível mundial, vai dormir numa das suites do Hotel Ritz, no 10.º piso, com ampla vista para a cidade de Lisboa.

Esta é a primeira vez que o Hotel Ritz aceita ser reservado na totalidade por apenas um cliente. Bill Clinton tentou o mesmo, numa das visitas a Portugal enquanto era presidente dos Estados Unidos, mas a unidade hoteleira recusou o pedido. A permanência de Xi Jinping numa zona tão central da cidade de Lisboa, bem perto do Marquês de Pombal, irá obrigar ao encerramento da circulação de carros (os veículos dos moradores não poderão estar ali estacionados) mas também de pessoas, já que apenas os residentes terão permissão para circular naquela área — e mesmo estes estão sujeitos a restrições várias, já que terão de ser revistados sempre que entram e saem da zona circunscrita, o que, depreende-se, significa que terão de ser revistados sempre que entrarem e saírem de casa.

De acordo com uma residente com quem o i falou, foram agentes da PSP que, durante a passada semana, bateram à porta das pessoas que vivem naquela zona e pediram nome e data de nascimento, para além de perguntarem se é habitual receberem visitas: em caso de resposta afirmativa, os residentes tiveram de dar o nome dessas pessoas de forma prévia para que pudessem entrar na área restrita.

Também o comércio será afetado pela visita de Estado de Xi Jinping. Os estabelecimentos terão certamente menos clientes, à exceção daqueles que funcionam com marcações, já que a identificação é entregue à polícia e todos os clientes serão escoltados até ao local de comércio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR