Rádio Observador

Festival da Canção

D. A. M. A., Conan Osiris, Miguel Guedes e Surma entre os compositores do próximo Festival da Canção

Foram anunciados os 16 compositores que vão tentar suceder a Luísa Sobral e Isaura como autores da canção que representará Portugal na Eurovisão em 2019. Primeira semifinal acontece a 16 de fevereiro.

O grupo D. A. M. A. (cujo nome significa "Deixa-me Aclarar-te a Mente Amigo") foi escolhido para compor um dos temas

ANTÓNIO MIL HOMENS/LUSA

A RTP acaba de anunciar o nome dos músicos que vão compor canções para a próxima edição do concurso Festival da Canção.

Dos 16 compositores que vão estar a concurso, tentando suceder às anteriores vencedoras Luísa Sobral e Isaura, 14 foram escolhidos diretamente pela estação televisiva para participar. São eles: André Tentúgal, Calema, Conan OsirisD’Alva, D.A.M.A. (acrónimo de “Deixa-me Aclarar-te a Mente, Amigo”), Flak, Frankie Chavez, Lura, Miguel Guedes, NBC, Rui Maia, São Pedro, Surma e Tiago Machado. Os outros dois compositores são Mariana Braga, escolhida por vencer o programa “Masterclass” da Antena 1, e Filipe Keil, eleito num “concurso de livre submissão pública” da mesma rádio.

Os 16 compositores concorrentes vão decidir, posteriormente, se serão eles a interpretar os temas que vão compor ou se vão escolher um intérprete para cantar por eles.

IT’S OUT THERE! ????São estes os 16 compositores do #FestivaldaCanção2019: André TentúgalCalemaConan OsírisD'…

Posted by RTP – Festival da Canção on Wednesday, December 5, 2018

Desde 2016 que a RTP elege diretamente a quase totalidade dos compositores que concorrem na antecâmara do Festival Eurovisão da Canção. Neste ano, a estação pública diz ter tido novamente como critério de escolha “a representação da diversidade de géneros musicais que tem sido aplicada” com este novo formato.

O cantor que vai representar Portugal na Eurovisão, que vai decorrer em Tel Aviv, Israel, será escolhido em início de 2019. As duas semifinais já estão marcadas, e vão acontecer nos dias 16 e 23 de fevereiro, nas instalações da RTP, em Lisboa. A grande final vai ser a 2 de março, num local a anunciar. Os títulos das canções a concurso e os nomes dos respetivos intérpretes serão divulgados “oportunamente”.

Cláudia Pascoal foi a vencedora do Festival da Canção deste ano, com a canção “O Jardim”, composta por Isaura. Na Eurovisão, contudo, o resultado não foi tão bom — as duas portuguesas atiraram Portugal para último lugar, depois de o concurso musical ter sido ganho em 2017 por Salvador Sobral. Foi a terceira vez na história da Eurovisão que o país anfitrião teve a pior pontuação da noite.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros de órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: gcorreia@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)