A recente visita dos reis de Espanha ao Peru foi amplamente discutida por causa das escolhas de guarda-roupa da rainha, que ora foi recebida por ministros usando um vestido pouco formal e com algum decote, ora saiu à rua com um fato de xadrez que lhe ficava bastante largo. As críticas referentes ao primeiro visual, encontradas nas redes sociais, destacavam ainda o aspeto do cabelo — “desgrenhado” e “despenteado”. Agora, é o decote de Letizia que, uma vez mais, faz títulos de notícia.

Do decote ao fato largueirão: o que aconteceu ao estilo de Letizia, na visita ao Peru?

O ABC escreve que a rainha “arriscou” na passada quarta-feira ao escolher um vestido azul com um decote profundo e rendado em “v”. O visual foi estreado num concerto comemorativo do 40.º anversário da Constituição e entre os ilustres convidados estiveram nomes como Pedro Sanchez, presidente do governo espanhol, mas também os presidentes do Congresso e do Senado. A opção de Letizia, segundo o jornal já citado, é descrita como “surpreendente”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Letizia surpreendeu pela escolha do vestido decotado. Pablo Cuadra/Getty Images

O decote no centro da polémica não é, na verdade, um decote real, uma vez que está coberto por uma aplicação de renda, mas não deixa de fugir ao padrão mais clássico facilmente associado a membros da realeza. A monarca espanhola tem quebrado ou contornado o protocolo real nos últimos aparecimentos em público. Esta quinta-feira de manhã foi, porém, uma exceção, com Letizia a sair em público com um vestido vermelho vivo da estilista Carolina Herrera — tonalidade que, segundo o El Español, é uma mensagem de claro apoio ao rei.

2018 não tem sido um ano particularmente fácil para a monarca: uma das cenas mais mediáticas aconteceu no fim da missa de domingo de Páscoa, este ano, quando Letizia se colocou em frente às filhas e à avó, a rainha emérita Sofia, impedindo um momento fotográfico entre as três, num episódio que ficou gravado por quem assistia. Felipe VI tentou depois mediar a comunicação entre as duas.

https://www.youtube.com/watch?v=8HbvGGPAaXI

A relação de Felipe e Letizia tem estado na mira da imprensa. Consta que Juan Carlos terá pedido, por duas vezes, ao filho que se divorcie. Foi também este ano que a rainha recusou um gesto de cavalheirismo do marido e deixou-o à chuva à chegada dos reis à cerimónia de entrega dos Prémios da Fundação Princesa de Girona.

(Artigo atualizado às 12h54)