Aqueles que não conseguiram estar presentes no funeral de George H. W. Bush decidiram homenageá-lo, ao mesmo tempo que se despediam dele, com algo que ele admirava (e vestia todos os dias): meias coloridas e com padrões originais. Ao que parece, o antigo presidente dos EUA era um “famoso praticante da arte da diplomacia das meias”, como descreve o The New York Times.

Foi desta forma que muitos se expressaram nas ruas e nas escolas norte-americanas e também nas redes sociais. Houve empresários que levaram os funcionários a calçarem meias “divertidas” e os estudantes foram impulsionados a dar asas à sua imaginação. No Twitter, até uma hashtag foi criada com a criatividade que todos pediam para o propósito: #SocksforBush.

Se descobrir algures fotografias do antigo presidente dos EUA a usar várias meias diferentes em encontros oficiais não se admire: provavelmente alguns dos seus pares “divertidos” nos pés até corriam o risco de não serem levados a sério pela sua peculiaridade, mas isso nunca aconteceu com George Bush.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O antigo presidente norte-americano George H.W. Bush e a sua mulher Bárbara na chegada à cerimónia da revelação do retrato oficial do seu filho e da sua mulher Laura Bush, na Casa Branca, 31 de maio de 2012

Na Casa Branca, calçou meias azuis às riscas vermelhas, brancas e azuis aquando da revelação do retrato oficial do seu filho, também George Bush, em 2012; no seu encontro com o Bill Clinton, calçou as meias “Bill Clinton” (como pode ver no tweet abaixo); e o Dia Mundial da Síndrome de Down teve direito a meias vindas de uma empresa criada por um homem com síndrome de Down (no tweet a seguir).

A afinidade do 41.º presidente dos EUA pelas suas meias já era óbvia, mas tornou-se ainda mais quando Bush começou a andar numa cadeira de rodas, onde os seus tornozelos ficavam bem à vista. Certo era que, com tanta vitalidade, não podiam passar despercebidos.

No funeral, Bush levou meias cinzentas calçadas, cujo padrão tem aviões de combate alinhados bordados; isto porque, em 2014, o ex-presidente tinha escrito um e-mail ao Comité Nacional Republicano de angariação de fundos. Nele escreveu: “Sou um autoproclamado homem ‘de meias'”, demonstrando a sua afinidade com as variadas peças, acrescentando que “quanto mais brilhante, mais louco é o padrão — melhor”.

As meias contribuíram em muito para que George Bush se pudesse expressar a si mesmo de uma maneira diferente. Há inclusive no site “George H. W. Bush — 41st President of The United States of America” 41 fotografias do antigo presidente com meias extravagantes. Uma verdadeira viagem pela criatividade.

O que é facto é que nem todos foram convidados para o funeral na Catedral Nacional de Washington, mas todos puderam calçar meias para expressar o seu luto pela morte de George H. W. Bush.