O ministério dos Negócios Estrangeiros emitiu um comunicado a recomendar aos portugueses que evitem “deslocações não necessárias a Paris” por causa da “forte possibilidade de confrontos” na capital francesa: “Embora não se possa prever exatamente o que irá acontecer no próximo fim-de-semana há, por parte das autoridades francesas, a indicação de que no dia 8 (sábado) irão continuar as manifestações em Paris, existindo forte possibilidade de confrontos”, diz o alerta.

As autoridades francesas avisaram o governo de que podem haver novas manifestações junto aos Campos Elísios, Arco do Triunfo, Bastilha, République, Galerias Lafayette, Assembleia Nacional, Senado e Denfert-Rochereau. Além disso, está prevista uma Marcha pelo Clima entre Nation e République nesse mesmo sábado, apesar de as autoridades já terem pedido aos organizadores que cancelem o evento por causa da possibilidades de confrontos nas manifestações.

O alerta avisa sobre possíveis interrupções ou bloqueios de trânsito nos eixos principais de ligação às grandes cidades, sobretudo Bordéus e Marselha. Também se esperam dificuldades em reabastecer bombas de gasolina e supermercados, principalmente nas regiões de Marselha, Nice, Aix, Arles e Avignon. Além disso, o acesso ao aeroporto da região da Provença pode ser novamente bloqueado. Há museus e monumentos fechados e alguns eventos desportivos foram cancelados.

Se tiver de ir a França este fim de semana, os Negócios Estrangeiros aconselham que utilize as aplicações dos transportes públicos para se manter atualizado sobre as linhas e estações em funcionamento. Esteja atento aos jornais franceses e às contas oficiais das Préfectures de Police e das Mairies no Twitter. Em Paris, as autoridades vão espalhar painéis informativos pela cidade.

Paris (quase) fechada no fim de semana. Blindados e 8 mil polícias nas ruas à espera dos coletes amarelos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR