Volkswagen

VW anuncia fim dos motores diesel e gasolina

780

A VW, que de momento é quem está a apostar mais forte nos veículos eléctricos, tem afirmado que vai continuar a produzir motores a gasolina e diesel. Mas agora informou quando vai abandoná-los.

O grupo alemão, liderado pela Volkswagen, está a apostar fortemente nos veículos eléctricos, preparando uma série de fábricas para os construir e outras para produzir as baterias de que eles necessitam. Porém, sempre admitiu que a esmagadora maioria dos clientes continua a preferir motores térmicos, os ditos convencionais, que queimam gasolina ou gasóleo, pelo que vai continuar a produzi-los.

Posto isto, é evidente que a Volkswagen vai começar a apresentar, a partir de 2020 – inicialmente estava agendado para fim de 2019, mas derrapou ligeiramente –, uma gama de veículos eléctricos, em paralelo com outros convencionais, com motores de combustão, sendo que estes também vão sendo evoluídos, para se tornarem cada vez mais limpos. Até porque o fabricante necessita de bons motores térmicos para equipar os seus modelos híbridos plug-in, de que as marcas do grupo também carecem se quiserem  respeitar as emissões de CO2.

A surpresa agora veio do anúncio, por parte do responsável máximo pela estratégia dentro do Grupo Volkswagen, Michael Jost, que o último novo veículo equipado com motor de combustão começará a ser fabricado em 2026. As declarações de Jost tiveram lugar durante o Handelsblatt Auto Summit, evento que foi organizado na sede do grupo, em Wolfsburg, como noticiou a Reuters.

Obviamente, o veículo a introduzir dentro de sete anos no mercado será depois produzido durante um período mínimo entre cinco e sete anos, de modo a viabilizar o investimento. Quer isto dizer que, potencialmente, a partir de 2031 o grupo germânico, que fabrica mais de 10 milhões de carros por ano, não produzirá mais veículos a gasolina ou diesel.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt
Combustível

O significado político dos coletes amarelos

Luís Ribeiro

As manifestações dos coletes amarelos foram a primeira movimentação popular de peso contra políticas ambientais. O seu profundo significado político reside precisamente no reconhecimento desse facto.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)