John Kelly vai deixar de ser chefe de gabinete de Donald Trump até ao final do ano. O anúncio foi feito pelo próprio Presidente dos EUA este sábado na Casa Branca, enquanto passava por uma comitiva de jornalistas. “John Kelly vai-se embora — não sei se posso dizer se se vai reformar”, disse. “Mas ele é um tipo excelente. John Kelly vai sair no final do ano.”

De acordo com o The New York Times e também com a ABC News, o nome mais bem cotado para suceder a John Kelly no cargo de chefe de gabinete é o de Nick Ayers, atual chefe de gabinete do vice-Presidente, Mike Pence.

John Kelly, general da marinha reformado, assumiu o cargo de chefe de gabinete em julho de 2017, depois de o primeiro responsável por aquela pasta na era Donald Trump, Reince Priebus, ter pedido a demissão. Os relatos da sua saída da Casa Branca têm-se avolumado nos últimos meses, depois de John Kelly ter expressado a sua vontade de sair da Casa Branca depois das eleições intercalares, que aconteceram a 6 de novembro.

Antes de ser chefe de gabinete, John Kelly chegou a ser secretário de Segurança Nacional da administração Trump. Como chefe de gabinete, teve como uma das suas principais missões a imposição de uma maior restrição do núcleo que tem acesso direto ao Presidente e também o de cortar as fugas de informações da Casa Branca para os media — algo que conseguiu com relativo sucesso. Ainda assim, ele próprio acabou por ser visado num episódio caricato, em que a ex-responsável pela comunicação do departamento de Relações Institucionais da Casa Branca, Omarosa Manigault Newman, gravou o áudio da conversa em que ele a despediu.

Ex-diretora da Casa Branca de Trump gravou momento em que foi despedida

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR