Primeiro, durante o encontro anual com fornecedores e dias depois, no decurso do encontro anual da marca, a Volkswagen parece divertir-se em revelar alguns detalhes sobre a 8ª geração do Golf, que será comercializada em 2019. Não deixa de ser estranho que o maior construtor europeu, que lidera o grupo que é o maior do mundo, se sinta tão à vontade para anunciar a data prevista para a revelação do seu best seller, bem como revelar alguns detalhes estéticos.

A VW está muito concentrada na sua futura gama de veículos eléctricos, com a qual pensa produzir 100.000 automóveis a bateria em 2020 e um milhão em 2025. E se o objectivo inicial era fabricar 10 milhões de veículos com base na plataforma MEB, específica para veículos eléctricos, este valor impressionante foi recentemente revisto em alta em 50%, apontando agora para os 15 milhões de unidades, o que é ideal para reduzir os custos e prova o grau de crescente confiança e optimismo com que a marca encara esta tecnologia. Mas se os eléctricos são o futuro, os veículos a gasolina e diesel são o presente e vão continuar a sê-lo durante os próximos anos, pelo que a próxima geração do Golf continua a ser desenvolvida, com a apresentação ao público a estar prevista para 2019.

Pelos esquemas mostrados durante os dois meetings, qualquer um deles com centenas de convidados, o que suscitou maior interesse foi o que revelou parcialmente as linhas do novo Golf, com faróis muito baixos e largos, só possível com recurso a LED, um habitáculo mais chegado atrás do que é habitual, conferindo-lhe um ar mais dinâmico, reforçado por um pilar traseiro volumoso.

Na mesma reunião foi confirmado o facto de o Golf 8 continuar a usar a plataforma MQB, mas ao seu serviço vai estar o renovado motor 2.0 TDI, conhecido internamente como EA288. Concebido para ser montado transversalmente, como em todos os VW, mas também longitudinalmente, como é habitual na Audi, esta unidade promete menos consumos e menos emissões, em parte por recorrer a um sistema Mild Hybrid, com um sistema de 12V. O motor estará disponível com versões de 136 cv e 204 cv.

No calendário igualmente partilhado pela VW, é óbvio que o Golf 8 será revelado em 2019, substituindo a 7ª geração que surgiu em 2012, sendo outra das novidades importantes o restyling do Passat, modelo que foi introduzido em 2015 e o T-Roc Cabrio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR