As cinco confederações sindicais representativas (CGT, CFDT, FO, CFE-CGE e CFTC) e as três organizações patronais (Medef, CPME e U2P) são recebidas na segunda-feira pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, no Eliseu, indicaram este domingo fontes sindicais.

O Eliseu anunciou, por seu turno, que Macron vai receber na mesma altura os presidentes do Senado, Gérard Larcher, da Assembleia Nacional, Richard Ferrand, e do Conselho Económico, Social e Ambiental (CESE), Patrick Bernasconi.

“O Presidente da República pretende reunir o conjunto das forças políticas, territoriais, económicas e sociais neste momento grave que a Nação atravessa, para ouvir (…) as suas propostas e com o objetivo de as mobilizar para agir”, explicou a mesma fonte.

O chefe de Estado encontrar-se-á com os parceiros sociais após um fim de semana marcado por mais protestos do movimento dos “coletes amarelos”, que juntaram nas ruas de França cerca de 136.000 manifestantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os parceiros sociais foram recebidos a 30 de novembro pelo primeiro-ministro, Édouard Philippe, a quem pediram medidas rápidas e concretas.

Na sexta-feira realizou-se uma primeira mesa-redonda no Ministério do Trabalho e estes encontros regulares visam permitir que Governo e parceiros sociais reflitam em conjunto duas vezes por semana sobre cinco temas: transportes, habitação, poder de compra, acessibilidade aos serviços públicos e fiscalidade.

Perto de 2.000 pessoas foram identificadas em França no sábado, das quais mais de 1.700 foram detidas, no âmbito das manifestações dos “coletes amarelos”, indicou hoje o Ministério do Interior. Durante os protestos ficaram feridas 135 pessoas, 17 das quais polícias.

O movimento, que começou há algumas semanas em protesto contra o aumento do preço dos combustíveis, ampliou depois as reivindicações à recuperação do poder de compra e tem pedido a demissão de Macron.