O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, inicia segunda-feira uma visita de Estado à Holanda, uma oportunidade para os dois países “estreitarem e aprofundarem a sua cooperação, em áreas como a segurança e a economia marítima”.

Esta visita, em resposta a um convite do rei da Holanda, destina-se ainda a “afirmar as profundas relações históricas de amizade entre a Holanda e Cabo Verde”, segundo nota da Presidência da República cabo-verdiana.

“Cabo Verde apresenta-se como um país importante no combate ao crime organizado, ao tráfico de pessoas e ao terrorismo, na sua região” e possui “uma extensa e antiga comunidade emigrada na Holanda, que vem dando a sua contribuição para o desenvolvimento deste país de acolhimento. Por outro lado, as ilhas tornaram-se, também, um dos destinos turísticos preferidos dos holandeses”, prossegue a informação.

Nesta visita, Jorge Carlos Fonseca será acompanhado pela mulher, Lígia Fonseca, e por uma delegação ministerial e de representantes do governo de Cabo Verde, que participarão em vários encontros com os seus homólogos holandeses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A visita começa na segunda-feira com as boas vindas do rei Guilherme-Alexandre e a Rainha Máxima, na Praça Dam, em Amesterdão.

Segue-se uma receção no Palácio Real, em Amesterdão, na qual participam elementos das duas delegações. De seguida, o Presidente da República cabo-verdiano depositará uma coroa de flores no Monumento Nacional, na Praça Dam.

Jorge Carlos Fonseca e a mulher irão depois visitar o Museu Van Gogh de Amesterdão, acompanhados pelo diretor, Axel Ruger, e por Willem van Gogh, bisneto do irmão do pintor, Theo van Gogh.

A visita prosseguirá na Universidade de Amesterdão, onde o chefe de Estado cabo-verdiano irá proferir uma alocução para a comunidade de estudantes internacionais e holandeses sobre o tema “O Desenvolvimento Económico em Cabo Verde”.

Jorge Carlos Fonseca e o rei da Holanda irão depois participar numa mesa redonda no Museu Marítimo Internacional.

O evento, organizado pelo North African Business Council, “irá permitir a empresários e profissionais cabo-verdianos e holandeses, do setor marítimo, trocarem ideias e experiências em áreas ligadas ao mar, energia eólica e turismo sustentável”.

Um banquete de Estado no Palácio Real assinalará o final do primeiro dia da visita.

Na terça-feira, o presidente cabo-verdiano vai encontrar-se com os presidentes do Senado dos Estados General e da Câmara dos Representantes dos Estados General.

Segue-se uma visita ao Tribunal Internacional de Justiça e ao Tribunal Penal Internacional, antes de uma receção do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte.

O primeiro-ministro irá oferecer um almoço ao chefe de Estado cabo-verdiano, durante o qual serão abordadas “questões sobre o desenvolvimento e o impacto das alterações climáticas nos pequenos estados insulares”.

A agenda inclui ainda uma visita ao World Port Center, em Roterdão, onde Jorge Carlos Fonseca poderá conhecer alguns aspetos da parceria e do trabalho realizado pelas polícias holandesa e cabo-verdiana no combate ao crime.

Um encontro com elementos da polícia holandesa de origem cabo-verdiana e uma visita aos serviços de controlo de emergência estão igualmente previstos.

O Presidente da República de Cabo Verde e o rei da Holanda irão ter um encontro com representantes de associações cabo-verdianas no Estádio Sparte de Roterdão e visitarão uma escola de futebol, antes de um encontro com representantes da primeira geração de emigrantes cabo-verdianos na Holanda e com um grupo de empresários cabo-verdianos estabelecidos neste país.

À noite, o Presidente da República será o anfitrião de um concerto com a presença de artistas cabo-verdianos, no Terminal de Cruzeiros.

SMM // JNM

Lusa/Fim