O selecionador nacional de futsal feminino, Luís Conceição, apontou este domingo que Portugal é “atualmente a seleção mais forte”, admitindo a responsabilidade de vencer o Europeu, que vai decorrer em fevereiro em Gondomar.

“Neste momento, acho que somos a seleção mais forte pelo que estamos a construir. As seleções começam a olhar para nós de outra forma. Portugal começa a ser a seleção de topo. Mas não chega ganharmos os jogos e jogarmos bem, passamos o apuramento com alguma tranquilidade, mas nos momentos decisivos temos de estar lá em cima. Temos de vencer”, disse Luís Conceição.

O selecionador falava aos jornalistas após o sorteio que ditou que Portugal vai defrontar a Ucrânia na segunda meia-final do Campeonato da Europa de futsal feminino, que vai decorrer a 15 e 17 de fevereiro no pavilhão Multiusos de Gondomar. A outra meia-final opõe a Rússia à Espanha.

“As quatro seleções que estão nesta fase são equilibradas. Qualquer jogo vai ser equilibrado, os jogos vão decidir-se por pequenos detalhes. Qualquer seleção quer vencer o primeiro Europeu. O equilíbrio vai ser muito grande”, disse Luís Conceição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na fase de apuramento para esta prova Portugal maçou 25 golos e sofreu apenas um, tendo conseguido vitórias frente à República Checa (13-0), Finlândia (3-1) e Sérvia (11-0).

Em outubro, a seleção portuguesa feminina de sub-19 conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, que decorreram em Buenos Aires, ao bater na final o Japão por 4-1. Antes, em fevereiro, a seleção nacional masculina foi campeã europeia de futsal.

Questionado sobre se estes feitos contagiam ou inspiram a seleção A feminina, Luís Conceição confirmou essa ideia e prometeu foco no troféu.

“Contagia-nos a todos e vai contagiar também a seleção A. Temos de continuar o nosso percurso para, em fevereiro, estarmos próximos de levantar o troféu. Se queremos vencer temos de estar preparados para defrontar qualquer seleção. Temos de estar focados para em fevereiro estar no topo”, concluiu.

O sorteio, que decorreu esta manhã na Casa Branca de Gramido, em Valbom, Gondomar, juntou o selecionador nacional, dirigentes e autarcas, bem como Ricardinho, estrela do futsal mundial e jogador da seleção masculina portuguesa.