O Banco de Moçambique assinou esta segunda-feira um acordo com a empresa americana Euronet, para a gestão da rede de pagamentos eletrónicos interbancários no país, mas sem adiantar detalhes.

“Rezamos para que a implementação seja rigorosa, em linha com a letra e o espírito do contrato”, declarou Rogério Zandamela, governador do Bando de Moçambique, numa cerimónia, em Maputo, em que os jornalistas não puderam fazer perguntas.

O novo contrato foi assinado depois de um apagão de cinco dias da rede da Sociedade Interbancária de Moçambique, detida maioritariamente pelo banco central, entre 16 e 21 de novembro.

A empresa portuguesa Bizfirst cortou o serviço, alegando falta de pagamento, e as caixas automáticas e cartões bancários só voltaram a funcionar depois de os bancos comerciais negociarem o pagamento com a firma provedora do serviço.

Na altura, Zandamela criticou a opção da Bizfirst e referiu que a Simo não voltaria a trabalhar com a empresa. Cindy Ashcraft, diretora-geral da Euronet, referiu durante a cerimónia desta segunda-feira, em Maputo, que a experiência da empresa lhe permite desenvolver “soluções inovadoras”.

A Euronet apresenta-se como uma empresa com 5.600 funcionários, presente em 55 países, tendo em 2015 processado transações avaliadas em 74 mil milhões de dólares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR