A representação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na Guiné-Bissau anunciou, em comunicado, que a missão ministerial da organização que devia chegar esta segunda-feira a Bissau foi adiada.

“Em referência à nota de imprensa, previamente enviada, dando conta da vinda de uma missão ministerial de alto nível da CEDEAO à Guiné-Bissau, prevista para segunda-feira, cumpre-nos informar que a dita missão foi adiada. Posteriormente uma nova data será comunicada”, informa a representação da CEDEAO.

A missão, que deveria ter chegado segunda-feira a Bissau, vinha analisar os preparativos para a realização de eleições legislativas no país. Durante a sua estada em Bissau, a missão deveria reunir-se com as autoridades nacionais, líderes políticos e representantes da comunidade internacional, mas o Presidente guineense, José Mário Vaz, não se encontra no país por estar em Marrocos a participar na conferência intergovernamental para adoção do pacto global sobre migração segura, ordenada e regular.

A missão ministerial da CEDEAO chegaria a Bissau depois de o Ministério Público guineense, através de um despacho, ter ordenado a suspensão do recenseamento eleitoral em curso no país e colocado forças de segurança no Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral no âmbito de uma investigação que está a fazer por suspeitas de fraude.

A investigação teve início na sequência de uma queixa apresentada por um grupo de partidos políticos, onde está incluído o Partido de Renovação Social (segunda maior força do país e que faz parte do atual governo em funções no país), terem apresentado uma queixa no Ministério Público por alegadas irregularidades no processo de recenseamento.

No final da última visita realizada à Guiné-Bissau, a 5 de novembro, a CEDEAO referiu que queria que o país realizasse eleições legislativas até ao final deste ano. As eleições legislativas na Guiné-Bissau estavam inicialmente marcadas para dia 18 deste mês, mas dificuldades na preparação do processo, nomeadamente atrasos no recenseamento eleitoral, levaram ao adiamento do escrutínio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR