São precisos 45 minutos para apanhar todas as embalagens de leite (Tetra Pak) que dão à costa na praia de Long Hai durante a noite, no Vietname. Nos últimos 10 anos, o consumo de leite no país aumentou para o dobro, sendo que há uma maior procura de produtos laticínios e por consequência um maior esforço da indústria para abastecer o mercado asiático. Por consequência, a indústria embaladora também tirou uma parte do lucro desta expansão da indústria dos laticínios, passando a produzir cada vez mais embalagens para o mercado asiático.

Sinto que tudo aquilo que faço é apanhar embalagens de cartão”, disse Nguyen Thi Tham, uma habitante local de Long Hai,  em entrevista ao TheGuardian.

“Encho três ou quatro sacos todas as manhãs, mas depois as ondas trazem mais lixo e a praia fica suja outra vez”, continuou, apontando para o areal em frente da sua casa na praia.

No entanto, as embalagens de leite são apenas uma pequena parte do lixo que chega aos areais vietnamitas. No entulho podem encontrar-se: garrafas de Coca-Cola, sapatos, sacos do lixo, bocados de cartão, entre muitas outras coisas, que flutuam no mar devido ao lixo. Pior, por vezes até aprecem corpos humanos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o jornal inglês, no ano passado foram produzidas 8,1 mil milhões de toneladas de cartão para embalagens. No entanto, ainda não foi implementado no Vietname um programa de reciclagem que possa colmatar parte dos danos ambientais associados a uma produção destas proporções, levando a repercussões ambientais são cada vez mais visíveis, um pouco por todo o Vietname.

Quando questionados pelo The Guardian, a Tetra Pak, que afirma reciclar os seus desperdícios, disse que há oficialmente duas instalações especializadas no processo de reciclagem no país: uma na região de Binh Tanh e outra em Binh Duong.

A empresa afirmou ainda que consegue reciclar um total de 18 mil toneladas métricas por ano (sendo que cada tonelada equivale a 93 mil embalagens). Embora o seu esforço resolva parcialmente o problema, conseguindo reciclar cerca de 20% da produção total de embalagens que são comercializadas, é necessário um maior empenho e cuidado por parte das indústrias que contribuem para o acentuar deste problema ambiental.

Mapa da autoria do The Guardian que demonstra as áreas mais afetadas pelo entulho flutuante.