O escritor francês Olivier Rolin, que tem estado em Portugal a trabalhar no seu próximo livro, vai dar uma masterclass esta sexta-feira, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A aula, marcada para as 17h, vai acontecer na Sala de Actos da faculdade.

A masterclass será precedida pela apresentação de Porto-Sudão, recentemente editado em português pela Livros do Brasil, no âmbito da coleção “Miniatura”. Publicado originalmente em 1994 e galardoado com o prémio Femina nesse mesmo ano, Porto-Sudão é um livro “sombrio” — nas palavras do próprio Rolin, recentemente entrevistado pelo Observador — que aborda temas como a depressão, o luto e a morte, esse “grande adversário”.

Olivier Rolin: “Escrevemos sempre contra a morte de alguma coisa. A morte é um grande adversário”

O escritor francês chegou a Portugal no mês de outubro, para participar numa residência literária pela Fundação Dom Luís I. Passou os últimos meses em Cascais, numa sala despida com vista para o mar, a trabalhar no seu próximo livro, um retrato do mundo e dele próprio que começa nos Açores, como confessou ao Observador.

Autor de livros como O Metereologista e Veracruz, Rolin é o primeiro de quatro escritores a estabelecer-se em Cascais para o Programa de Residências Internacionais de Escrita Fundação Dom Luís I, que acolherá até 2020 “autores de valor e prestígio reconhecidos internacionalmente”: Michael Cunningham, Jonathan Coe, Javier Cercas e, por fim, Germano Almeida, Prémio Camões em 2018. Cunningham, o próximo escritor a viajar até Cascais, vai chegar à vila portuguesa em maio do próximo ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR