Durante um fórum da juventude dedicado à robótica que teve lugar na Rússia, a maior atração foi o robô Boris, que alegadamente estava programado para dar alguns passos de dança. Os seus comportamentos “demasiado humanos”, suscitaram várias questões por entre alguns bloggers online, mesmo antes de surgirem imagens que comprovavam que o robô não passava de um disfarce.

Surgiram então perguntas como: “Qual a razão para ele fazer tantos movimentos desnecessários?” ou “Porque é que parece caber um humano dentro do robô?”

Mais tarde veio-se a saber que não passava de um fato, que custa aproximadamente 3.334 euros, equipado com um microfone e com um tablet para passar imagens , feito por uma companhia que dá pelo nome de Show Robots, quando a agência de comunicação MBKh Media publicou uma foto onde se pode ver o homem que se disfarçou de Boris a vestir o fato.

À luz dos factos, os organizadores do fórum não tentaram desmentir esta situação embora o canal de televisão estatal, que transmitiu o evento, tenha removido as peças televisivas que fez sobre o evento do seu canal de YouTube, uma vez que o robô não passou de uma fraude.

Imagem do homem a vestir o fato do Robô Boris — créditos: The Guardian

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR