789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Do Mundial aos fogos em Monchique: o que mais pesquisaram os portugueses no Google em 2018?

Este artigo tem mais de 5 anos

O desporto, a morte de várias celebridades e fenómenos como furacões e eclipses marcaram as tendências de pesquisa no Google em 2018, incluindo as dos portugueses.

O chamado “Ano em pesquisa” da Google revela as principais tendências de pesquisa no motor de busca
i

O chamado “Ano em pesquisa” da Google revela as principais tendências de pesquisa no motor de busca

AFP/Getty Images

O chamado “Ano em pesquisa” da Google revela as principais tendências de pesquisa no motor de busca

AFP/Getty Images

O Campeonato Mundial de Futebol que decorreu na Rússia, os incêndios que devastaram a serra de Monchique e Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting, foram alguns dos temas e personalidades que este ano marcaram as tendências de pesquisa dos portugueses no Google. Em comunicado, a empresa revelou esta quarta-feira os resultados do seu ano em pesquisa, onde também teve grande destaque o adeus a vários ícones culturais em 2018.

A nível nacional, o desporto dominou em várias áreas de pesquisa: além do Mundial, as polémicas relacionadas com o Sporting colocaram Bruno de Carvalho e as eleições do Sporting na lista das tendências, bem como os jogadores Rúben Semedo e Rui Patrício. Houve também espaço para os portugueses pesquisarem por programas televisivos, como o “Secret Story”, o “Casados à Primeira Vista” e o “Love on Top”, que, segundo os resultados, constituem três dos programas com mais tendência de pesquisa este ano em Portugal.

Os portugueses estiveram também atentos a eventos que marcaram o mundo este ano, como as eleições brasileiras, o casamento real e também o resgate de 12 crianças e um treinador numa gruta na Tailândia. Quiseram também saber mais sobre fenómenos como o furacão Leslie e o eclipse lunar. As notícias nacionais, como o incêndio de Monchique e o debate sobre a mudança da hora, também fizeram parte das pesquisas feitas no país. Já relativamente à curiosidade da população nacional, a tendência de pesquisa por frases começadas pela palavra “como”, mostra que muitas se referiam a “como fazer slime”, uma massa viscosa, seguindo-se o “como ver a Eleven Sports”, a plataforma que chegou a Portugal e adquiriu os direitos televisivos das principais competições desportivas.

Quanto aos nomes internacionais, o DJ Avicii, o escritor argumentista e editor da Marvel Comics, Stan Lee, e a cantora Demi Lovato constituem o top 3 das tendências de pesquisa dos portugueses. Já nos nomes nacionais, o pódio foi ocupado por Bruno de Carvalho, pela apresentadora Helena Ramos e pelo cantor Zé do Pipo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No resto do mundo, o cenário tem algumas diferenças. Mas há uma coisa em comum: o campeonato mundial também dominou a tendência de pesquisas no motor de busca, bem como os óbitos de personalidades como Avicii, Mac Miller, Stan Lee, Anthony Bourdain, XXXTentacion e Aretha Franklin. Nas pesquisas surge também o interesse em temas relacionados com os Estados Unidos, como o furacão Michael, a polémica de Brett Kavanaugh e o tiroteio na Flórida.

Já na lista de personalidades que dominaram o motor de busca em 2018 estiveram Meghan Markle, seguindo-se Demi Lovato e Sylvester Stallone.

O ano em pesquisa Google revela as principais tendências de pesquisa no motor de busca, ou seja, “o que chamou mais à atenção das pessoas em 2018” em comparação com os resultados de 2017, explicou a Google em comunicado. Estas tendências são pesquisas “que tiveram o maior pico de tráfego durante um período sustentado em 2018 em comparação com 2017”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora