O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos da América (EUA), John Bolton, apresenta esta quinta-feira a estratégia norte-americana para África.

O anúncio surge ao fim de dois anos de Presidência de Donald Trump e quase um ano depois de o chefe de Estado norte-americano ter sido duramente criticado por vários líderes africanos, por ter recorrido a expressões ofensivas para se referir a África.

Na semana passada, quando questionado sobre a estratégia de Trump para o continente, o secretário-adjunto para os Assuntos Africanos, Tibor P. Nagy, Jr, referiu um novo plano que será “lançado num futuro próximo”.

De acordo com o responsável, muito dos fundos disponibilizados para o programa BUILD Act (sigla inglesa para “Melhor Utilização de Investimentos Para o Desenvolvimento”) — recentemente duplicados para 60.000 milhões de dólares (52.780 milhões de euros) –, serão aplicados em países em desenvolvimento. “Acho, portanto, que é possível ver que muito do foco será dado em levar um investimento estrangeiro direto em África”, disse então Nagy, citado pelo portal allAfrica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR