Lisboa foi escolhida para organizar a Velo-city em 2021, um evento promovido pela Federação Europeia de Ciclismo e que é considerado uma referência em termos de planeamento e promoção do uso da bicicleta como transporte diário ou lazer, anunciou a Câmara Municipal de Lisboa em comunicado esta quinta-feira.

Para sedear o evento, a capital portuguesa competiu contra cidades europeias como Liubljana ou Valência, mas acabou por se destacar pelo “forte compromisso político local e nacional, mas também pelo envolvimento na candidatura da indústria da bicicleta nacional (Portugal é o terceiro maior produtor europeu) e da Academia”.

Para a autarquia, este é um reconhecimento a nível internacional do “trabalho da Câmara de Lisboa na promoção dos modos ativos e do transporte coletivo “, bem como “um incentivo a prosseguir a estratégia definida neste âmbito”. Atualmente Lisboa tem cerca de 90km de rede ciclável, mas pretende chegar aos 120km até 2021.  Segundo informações transmitidas pelo município, este evento atrai cerca de 1500 delegados de mais de 60 países.

As conferências da Velo-city surgiram pela primeira vez na cidade alemã de Bremen em 1980 e desde aí já percorreram várias cidades como Copenhaga, na Dinamarca, Bruxelas, na Bélgica, ou Barcelona, em Espanha. No próximo ano, o evento será em Dublin e em 2020 na Cidade do México.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR