Portugal teve um consumo individual efetivo ‘per capita’ abaixo da média da União Europeia (82%) em 2017, ocupando o 18.º lugar de uma tabela que varia entre os 54% (Bulgária) e os 132% (Luxemburgo), divulga esta quinta-feira o Eurostat.

Segundo o gabinete de estatística da União Europeia (UE), Portugal está no grupo de 13 Estados-membros com um consumo efetivo individual (CEI) situado entre a média da UE e 30% abaixo desta, encabeçado pela Itália (98%) e que termina na Estónia (72%).

Dez países apresentaram um CEI acima da média da UE, com o Luxemburgo à cabeça (132%) e outros tantos apresentaram consumos privados mais de 30% abaixo da média, estando a Bulgária no fim da lista (54%).

O CEI ‘per capita’ é um indicador do nível de bem-estar material das famílias e que quantifica os bens e serviços efetivamente consumidos pelos indivíduos, independentemente de esses bens e serviços serem adquiridos e pagos pelas famílias, pelo Estado, ou por instituições sem fins lucrativos.

No que respeita ao Produto Interno Bruto (PIB) ‘per capita’, Portugal teve, segundo a estimativa para 2018, uma prestação abaixo da média (77%), sendo o Luxemburgo o país mais rico da UE (253%) neste indicador e a Bulgária o mais pobre (49%).

O PIB ‘per capita’ é utilizado como indicador do nível de bem-estar do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR