Toda a costa de Portugal continental está esta quinta-feira e na sexta-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja até às 3h00 de sexta-feira.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Vila Real, Porto, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro devido à previsão de vento forte até às 10h desta quinta-feira. Por causa da queda de neve, os distritos de Braga, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real vão estar sob aviso amarelo.

Segundo o IPMA, o aviso laranja é o segundo de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo, o terceiro da escala, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por causa da agitação marítima, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Douro, Esposende, Figueira da Foz, Vila do Conde e Ericeira estão esta quinta-feira fechadas à navegação. De acordo com a Autoridade Marítima Portuguesa, as barras de Aveiro e Viana do Castelo estão condicionadas a embarcações de comprimento inferior a 35 e 30 metros, respetivamente. A barra de S. Martinho do Porto está condicionada à navegação devido a assoreamento pelo que a Marinha recomenda que a barra “seja praticada apenas na preia-mar”.

O IPMA prevê para esta quinta-feira nas regiões do Norte e Centro do continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado até ao início da manhã e aguaceiros, que podem ser localmente intensos, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada até ao final da manhã e em especial no litoral, e que serão pouco frequentes nas regiões do interior. Está também prevista queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo a cota para 1000/1200 metros a partir da madrugada.

A previsão aponta também para vento moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas até 75 quilómetros por hora (km/h) até meio da manhã, e forte nas terras altas, com rajadas até 100 km/h até meio da manhã, diminuindo de intensidade para o final do dia. O IPMA prevê ainda uma pequena descida de temperatura.

Para a região Sul prevê-se céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado e períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes, mais prováveis no litoral oeste. Está também previsto vento moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas até 70 km/h até meio da manhã, e forte nas terras altas, com rajadas até 90 km/h em especial até ao início da manhã, diminuindo de intensidade para o final do dia.

Quanto às temperaturas, as mínimas no continente vão oscilar entre os 2 graus Celsius (na Guarda) e os 11 (em Lisboa) e as máximas entre os 7 (na Guarda) e os 18 (em Faro).