São oito as novas confirmações do festival de música eletrónica de Cascais, o ID, anunciado e apresentado há menos de duas semanas. Das novas confirmações do cartaz destaca-se a popular banda sueca Little Dragon, que no passado já atuou em Portugal nos festivais Super Bock Super Rock (em 2012 e 2015) e no festival Nova Batida, em Alcântara (em setembro passado).

Com uma carreira iniciada há mais de duas décadas, o quarteto sueco composto por Yukimi Nagano (voz, percussão), Erik Bodin (bateria), Fredrik Källgren Wallin (baixo) e Håkan Wirenstrand (teclados) já colaborou com bandas como os Gorillaz, BADBADNOTGOOD e De La Soul e editou seis álbuns de estúdio, um dos quais, Nabuma Rubberband (de 2014), recebeu uma nomeação para os prémios Grammy, na categoria de Melhor Álbum de Eletrónica/Música de Dança.

Ao novo festival de Cascais, os Little Dragon levarão as suas canções lentas que absorvem as lições da soul, do trip hop, do R&B e da synthpop, como “Twice”, “Ritual Union” e “Sunshine”.

Além dos Little Dragon, a organização do ID anunciou outras sete novas confirmações para o cartaz. No ID, vão atuar a dupla de eletrónica luso-britânica composta por Vessel (músico de Bristol) e Pedro Maia (realizador português), o produtor musical canadiano Jacques Greene, que já trabalhou com artistas como Katy B e Tom Krell (protagonista do projeto musical How to Dress Well) e FABZ, DJ Glue, DJ Riot e a dupla de DJs Kwan e Kronic, estes escolhidos através de uma curadoria da nova editora e promotora centrada nos produtores musicais e DJs de hip-hop Parkbeat Records.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foram ainda anunciadas atuações da DJ inglesa Haai, do DJ português do coletivo Xita Records Kerox e do coletivo português de rappers Colónia Calúnia, composto por L-Ali, Tilt, Secta e Jota, que se apresentará num showcase (concerto de curta duração).

O novo festival de música eletrónica de Cascais, que decorre nos dias 29 e 30 de março do próximo ano no Centro de Congressos do Estoril, tinha começado por anunciar as presenças da jovem cantora e rapper luso-britânica IAMDDB, do histórico produtor de hip-hop Madlib (atuará em formato DJ set), do vanguardista venezuelano da música eletrónica Arca, do teclista e produtor musical de jazz e funk Kamaal Williams e dos portugueses Dino D’Santiago, DJ Nigga Fox, Shaka Lion, Xinobi e Moullinex (que farão ambos um DJ set), Rui Maia e Progressivu, entre outros.

Na apresentação do festival, a programadora do ID, Karla Campos, explicava o conceito do evento: “Pelo nome, ID é uma nova identidade para Cascais. Este cartaz mistura o que mais de relevante se está a fazer em termos da música eletrónica. Há artistas de hip-hop e r&b que são bons de ver sentados, mas depois temos as outras salas para estar mesmo a dançar. E isso também nos interessa: é possível estar de diferentes formas num festival de música eletrónica”.

IAMDDB, Madlib e Arca no ID, novo festival de música eletrónica em Cascais