A Polícia Judiciária deteve um homem suspeito de 160 crimes de burla informática e associação criminosa por ter instalado dispositivos em máquinas multibanco para capturar dados das bandas magnéticas e códigos de acesso para clonagem de cartões e levantamentos.

Em comunicado, a PJ explica que o homem, um estrangeiro de 40 anos, é suspeito dos crimes de burla informática, falsidade informática e associação criminosa, factos que terão tido o seu início durante o passado mês de novembro. A informação que o arguido conseguia através destes dispositivos era depois partilhada com outros indivíduos, sediados fora de Portugal, com vista à concretização de movimentos bancários internacionais. O valor da fraude terá ultrapassado os 15.000 euros.

Na operação, da responsabilidade da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), foram aprendidos vários produtos, dispositivos e software, utilizados para concretizar este tipo de crime. Foram igualmente detetados “ficheiros contendo um elevado número de dados de cartões bancários de vários países”, indica a PJ.

Na deteção da montagem dos dispositivos, a investigação contou com a colaboração da SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços, SA), o que “permitiu uma ação rápida sobre uma multiplicidade de ocorrências tendentes à captura de dados de cartões de débito e crédito”, acrescenta o comunicado. O detido será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/crimes-informaticos/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”286″ slug=”crimes-informaticos” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/crimes-informaticos/thumbnail?version=1522862324269&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR