O setor dos mármores representa 0,38% do Produto Interno Bruto (PIB) português e cobre em cerca de 700% as suas importações, registando-se uma tendência de crescimento positiva, de acordo com a associação dos industriais desta área.

“A evolução é positiva, contrariando a grande crise que houve também no setor da construção civil. Nos últimos quatro anos a tendência tem sido positiva, com o aumento das exportações e com o peso do mármore a ter um comportamento positivo”, disse, em entrevista à agência Lusa, o vice-presidente da Associação Portuguesa dos Industriais dos Mármores, Granitos e Ramos Afins (ASSIMAGRA).

De acordo com Miguel Goulão, o setor do mármore representa cerca de 0,08% do total de todas as empresas que existem em Portugal. Este setor — em que existem 2.500 empresas associadas à ASSIMAGRA, com 16 mil postos de trabalho diretos — apenas ocupa 0,43% do território de norte a sul do país. Aumentar essa área, apontou, seria aumentar o valor dos negócios e uma vantagem para o país, já que um euro investido no setor “significa um ganho de 4,38 euros”.

Segundo Miguel Goulão, as empresas exportam cerca de 360 milhões de euros e o negócio tem vindo “a crescer, nos últimos anos, de uma forma sistemática, batendo recordes ano após ano”. “Este ano os dados homólogos até outubro demonstram que o setor está a crescer 7%, tendo em conta o número das exportações nacionais é o setor está a crescer acima das médias nacionais”, frisou.

Em Portugal estão identificados não só em termos de rochas ornamentais, mas também recursos minerais, cerca de 50 mil milhões de euros, dos quais só 30 % estão em exploração: “Significa que daquilo que já é conhecido Portugal tem um grande potencial”, insistiu. Há ainda potencial desconhecido, pelo que a ASSIMAGRA tem lançado desafios aos vários Governos para apostar nesta área.

O principal importador de mármore português é a Arábia Saudita, enquanto nas rochas ornamentais surgem a França e a China como as principais quotas de mercado, seguidas da Alemanha e só depois a Arábia Saudita e Inglaterra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR