Audi

Afinal, vai haver um Audi e-tron mais baratinho

O primeiro SUV eléctrico da Audi terá uma versão mais barata e outra que, pelo contrário, será mais vitaminada e cara. São as ‘maravilhas’ da propulsão eléctrica na adaptação ao orçamento disponível.

O primeiro modelo da Audi 100% eléctrico está prestes a começar a ser entregue aos clientes que já reservaram o SUV e-tron, que deveria começar a chegar aos concessionários ainda este ano, o que só vai acontecer em 2019, devido a imprevistos na produção. O modelo em causa é a resposta da Audi a propostas como o I-Pace, tendo a Jaguar conseguido antecipar-se aos premium alemães, embora tenha delegado a produção do seu crossover de luxo na austríaca Magna Steyr e tenha confidenciado ao Observador ter intenção de fabricar menos do que 20.000 unidades/ano. As ambições da Audi vão um pouco mais além, mas não muito.

Parece, no entanto, que o construtor de Ingolstadt pretende atrair um leque mais abrangente de clientes, disponibilizando várias versões do e-tron. A que está neste momento a ser fabricada em Ghent, na Bélgica, recorre a uma bateria de 95 kWh com células de bolsa, em vez das tradicionais células cilíndricas, tipo AA, com dois motores eléctricos (um à frente e outro atrás) a fornecerem um total de 360 ​​cv que, tal como já aqui escrevemos, podem momentaneamente disparar para os 408 cv. Mas a Top Gear avança que a marca dos quatro anéis vai propor igualmente uma versão com bateria de menor capacidade, logo, a debitar menos potência. Mas, em contrapartida, a permitir um preço inferior.

Contudo, as maravilhas da propulsão eléctrica não ficam por aqui, já que esta propulsão se presta a uma configuração modular, ora limitando o numero de células que compõem o pack da bateria, ora modulando-a via software. Como tal, a par de uma versão mais baratinha, a Audi pretende também comercializar outra com mais ‘músculo’, por conta da montagem de um segundo um motor eléctrico no eixo traseiro, elevando a potência para 600 cv. Porém, nenhuma destas derivações do e-tron standard deverá ser realidade antes de 2020, o que significa que depois do e-tron ‘convencional’, a prioridade vai para o e-tron Sportback.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)