O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, anunciou este sábado, num “dia histórico”, a criação oficial de uma igreja ortodoxa independente da tutela russa, que põe fim a uma ligação centenária.

Este dia sagrado ficará na história como o dia da criação oficial de uma igreja autónoma, independente e unida na Ucrânia, o dia da nossa efetiva independência da Rússia”, declarou Petro Poroshenko.

O chefe de Estado discursava perante uma multidão de bispos do clero ortodoxo ucraniano, que se reuniram este sábado em Kiev. As atuais tensões emergiram após o Patriarcado Universal de Constantinopla anular o “tomos” (decreto) que vinculava a Igreja ucraniana à russa desde 1686, uma decisão rejeitada pela Igreja russa e pela Igreja ucraniana que permanece leal a Moscovo.

O novo líder do concílio de unificação da igreja ucraniana, que decorre no sábado em Kiev, deverá receber das mãos de Bartolomeu I o “tomos” da autocefalia, e que a colocará ao mesmo nível da Igreja russa.

Até agora existiam três Igrejas ortodoxas que rivalizam na Ucrânia: uma dependente de Moscovo, que é maioritária, uma segunda do patriarcado de Kiev, e a última minoritária, que se tornou independente da Rússia em 1920 e que se autoproclamou Igreja Autocéfala Ortodoxa da Ucrânia.

No sínodo realizado este sábado em Kiev, participaram essencialmente membros do patriarcado de Kiev e da Igreja Autocéfala Ortodoxa da Ucrânia. Entretanto, nas últimas semanas, os sacerdotes leais ao Patriarcado de Moscovo denunciaram interrogatórios e investigações em diversas paróquias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR