O médium brasileiro João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, entregou-se este domingo à polícia para cumprir uma ordem de prisão preventiva decretada na sexta-feira por alegados abusos sexuais conta centenas de mulheres, segundo fontes oficiais.

O curandeiro, de 76 anos, entregou-se nas proximidades de Abadiânia, localidade do interior do estado de Goiás, onde estabeleceu a sua base para receber os seguidores e fazer “cirurgias psíquicas”.

João de Deus era considerado “fugitivo” da Justiça para o Ministério Público desde sábado, mas a polícia e a secretaria de Segurança de Goiás nunca o consideraram como tal, uma vez que estavam a negociar a sua entrega.

Líder espiritual, que ganhou fama internacional pelos seus supostos dotes curativos, João de Deus foi denunciado por pelo menos 335 mulheres do Brasil e de outro países de que terá abusado sexualmente durante as sessões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Ministério Público do estado de Goiás, no centro do Brasil, foi obrigado a montar uma equipa especial para processar a quantidade de denúncias recebidas na última semana contra o guru. Segundo os investigadores do caso, citados pelo jornal “O Globo”, a partir das primeiras denúncias foram retirados cerca de 30 milhões de reais (cerca de oito milhões de euros) de contas bancárias em nome de João de Deus, que na sua página na Internet assegura que não sabe ler nem escrever.

A defesa do médium nega todas as acusações e anunciou que apresentará um pedido de “habeas corpus” para reverter a prisão preventiva.

As primeiras denúncias contra o médium surgiram na semana passada, quando uma dezena de mulheres relataram em diferentes meios de comunicação que o curandeiro abusou delas. Na sua única apresentação pública após as denúncias, na quarta-feira, João de Deus declarou-se inocente e manifestou o desejo de cumprir a lei brasileira.

O Ministério Público disse ter recebido, até ao momento, 335 denúncias procedentes de “mais de metade” dos 27 estados do Brasil e de outros seis países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Bolívia, Estados Unidos e Suíça.

Seguidor da doutrina fundada em meados do século XIX pelo francês Allan Kardec, o médium realiza desde 1976 alegadas “curas milagrosas” numa espécie de templo que fundou na cidade de Abadiânia, onde mensalmente chegam milhares de pessoas, muitas delas estrangeiras. A reputação do médium ultrapassou largamente as fronteiras do Brasil, tendo, em 2012, recebido a visita da então apresentadora de televisão norte-americana Oprah Winfrey.

Os dois últimos Presidentes brasileiros, Lula da Silva e Dilma Rousseff, e o chefe de Estado cessante, Michel Temer, também procuraram as consultas espirituais de João de Deus por questões de saúde.