Primeira Liga NOS

Sporting e Benfica tentam responder a FC Porto e Sporting de Braga

O Sporting, que recebe o Nacional, e o Benfica, de visita ao Marítimo, vão procurar responder este domingo ao Porto e ao Braga, já vencedores na 13.ª jornada da I Liga.

ANTONIO COTRIM/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

O Sporting, que recebe o Nacional, e o Benfica, de visita ao Marítimo, vão procurar responder este domingo ao FC Porto e ao Sporting de Braga, já vencedores na 13.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Os ‘leões’ são a única equipa 100% vitoriosa em casa, onde já ganharam por seis vezes, e também só conhecem o sabor do triunfo na ‘era’ Marcel Keiser, que ganhou os cinco jogos em que comandou a equipa, dois deles no campeonato.

Por seu lado, o Nacional chega a Alvalade no seu melhor período da temporada, já que pontuou nos últimos quatro jogos do campeonato, com dois empates e duas vitórias, uma delas fora, no reduto do Desportivo das Aves.

Ao contrário do Sporting, o Benfica não mudou de treinador, mas desde que a saída de Rui Vitória esteve por um ‘fio’, após o desaire por 5-1 em Munique, para a ‘Champions’, a equipa soma quatro triunfos seguidos – dois na I Liga – e sem golos sofridos.

Nos jogos realizados como visitante no campeonato, o Benfica conta quatro vitórias, um empate e uma derrota.

Em contraste com os ‘encarnados’, o Marítimo, agora liderado pelo ex-jogador ‘encarnado’ Petit, vai numa série de oito jogos sem ganhar na I Liga, com seis derrotas e dois empates, um deles na derradeira jornada, em Santa Maria da Feira.

Depois de disputados, na sexta-feira e no sábado, os primeiros seis jogos da ronda, o FC Porto, vencedor por 2-1 no reduto do Santa Clara, soma 33 pontos, contra 30 do Sporting de Braga, que goleou em casa o Feirense por 4-0, 28 do Sporting e 26 do Benfica.

No outro encontro do dia, o Rio Ave e o Belenenses defrontam-se em Vila do Conde, num jogo cujo prémio do triunfo é igualar o Vitória de Guimarães no quinto lugar.

Programa e resultados da 13.ª jornada:

  • Sexta-feira, 14 dez:

Portimonense — Vitória de Setúbal, 3-1

Sporting de Braga — Feirense, 4-0

  • Sábado, 15 dez:

Boavista — Tondela, 2-0

Desportivo de Chaves — Moreirense, 1-2

Desportivo das Aves — Vitória de Guimarães, 1-1

Santa Clara — FC Porto, 1-2

  • Domingo, 16 dez:

Rio Ave — Belenenses, 15:00

Marítimo — Benfica, 17:30

Sporting — Nacional, 20:00

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)