Elétricos

Uma Vespa do outro mundo: eléctrica e só com uma roda

436

Se a Vespa colocou as scooters no coração dos amantes das duas rodas, esta Vespa eléctrica mono roda promete fazer o mesmo em relação à mobilidade urbana. Mistura presente, passado e muita tecnologia.

A Vespa original surgiu em 1946, após uma guerra em que a Itália alinhou pelos vencidos e necessitava rapidamente de um veículo acessível para deslocar os seus cidadãos. E se a simpática scooter de duas rodas conquistou o coração dos italianos e não só, pois com a ajuda de Hollywood até os americanos se renderam, a nova Vespa mono roda promete repetir a graça, mas esgrimindo outras armas.

Antes de mais, apesar de recorrer a uma réplica da frente, do guiador, e até da secção traseira do modelo original da Vespa, fabricado pela Piaggio, a scooter eléctrica de uma roda não só não é Vespa, nem italiana, como nem tem nada a ver com a Piaggio. É fabricada pela empresa espanhola bel&bel, dá pela denominação Monowheel Z-One e, na prática, parece ser uma mono roda da Toxozers, à venda no Alibaba, com umas “roupinhas” muito mais giras. De recordar que a bel&bel já fabricava uma versão com duas rodas paralelas deste mesmo veículo.

Com a capacidade de se auto-equilibrar, a Monowheel Z-One anuncia 35 km/h de velocidade máxima, graças ao motor eléctrico de 1 kW. A pequena bateria de iões de lítio permite-lhe percorrer entre 45 e 60 km, dependendo do ritmo, com o veículo da bel&bel a reivindicar um peso de 70 kg, muito fácil de movimentar, graças à sua capacidade de se equilibrar sem a ajuda do condutor, ou mesmo sem a sua presença em cima da Vespa mono roda.

Os espanhóis da bel&bel ainda não anunciaram o preço da Monowheel Z-One, sendo certo que não será tão acessível quanto os monociclos de características similares, mas menos atraentes, que pode encontrar na Amazon por cerca de 1.150€, ou no Alibaba por cerca de metade.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carro

Vote na segunda edição do concurso dedicado ao automóvel cuja votação é exclusivamente online. Aqui quem decide são os leitores e não um júri de “especialistas” e convidados.

Participe nos Prémios Auto ObservadorVote agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)