Se em casa gostamos de respirar de alívio ao sentirmos a tranquilidade da segurança, porque não replicar nas empresas este sentimento?

Geralmente pensamos no local de trabalho como um sítio onde nos dedicamos apenas à profissão, mas não pensamos no local de trabalho como um sítio onde nos sentimos seguros.

O que tem a Prosegur Integra?

Mostrar Esconder
  • Vigilância presencial: Serviço presencial efetuado nas instalações do cliente por vigilantes certificados, com resposta permanente e garantia do cumprimento das normas estabelecidas.
  • Vigilância móvel: Serviço móvel efetuado por vigilantes certificados que se deslocam às instalações do cliente em rondas de segurança ou sempre que necessário, e como resposta a riscos que possam pôr em causa o normal funcionamento das empresas.
  • Centro de controlo: Integra, centraliza e coordena em tempo real todas as áreas intervenientes no processo de segurança. Dotado de tecnologia avançada, inovadora e meios humanos altamente qualificados.
  • Sistemas eletrónicos de segurança: Fornecimento, instalação, manutenção e gestão de sistemas de segurança como o CCTV, Controlo de Acessos, Deteção de Intrusão, analítica de vídeo, vídeo bidirecional.
  • Proteção contra incêndio: conceção, execução e manutenção de sistemas e equipamentos, que asseguram um rigoroso cumprimento das normas requeridas.
  • Manutenção: Assegura o bom funcionamento e disponibilidade dos sistemas e equipamentos, através da manutenção preventiva e corretiva, como parte de uma solução integrada de segurança.
  • Cibersegurança: Conjunto de serviços que protegem os clientes de incidentes de segurança digital, integrando vários sistemas de segurança com a cibersegurança.
  • Consultoria: identificação e análise das necessidades do cliente, implementando processos de melhoria contínua, adequados às normas do setor.

E é verdade: cada vez mais as empresas apostam em sistemas de segurança que acautelem qualquer situação de risco no ambiente profissional.

Chegar ao trabalho de manhã e sentir que tudo está a decorrer na normalidade ou enviar um email com a maior fiabilidade são situações que todos ambicionamos quando estamos a trabalhar. O impacto da segurança no bem-estar de uma empresa, seja de médio ou grande porte, é primordial, não só para os funcionários, como para o sucesso do próprio negócio. Por isso, é cada vez mais importante pensar bem nos mecanismos de segurança, quer tecnológicos, quer humanos, no meio empresarial.

Os desafios de segurança das empresas

Manter o local de trabalho 100% seguro não é um desafio nada fácil. No atual contexto social e cultural, as empresas enfrentam vários contratempos no desenvolvimento da sua atividade, e tal impõe que os profissionais da área se capacitem com um conjunto de ações e recursos cada vez mais específicos para realizarem a sua grande missão: proteger o património físico, humano e também virtual das empresas.

Não nos podemos esquecer que a globalização e o acesso à informação tiveram um grande impacto no mundo empresarial, contribuindo para modificar os vários modelos de negócio. A segurança foi também obrigada a fazer parte destas mudanças e a implantação das novas tecnologias veio revolucionar a forma como os mecanismos de segurança são agora utilizados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fator humano continua a ser importante

Neste processo, o fator humano e o tecnológico devem caminhar sempre juntos. Se a segurança física continua a ser uma das principais apostas nas empresas, só aliada à tecnologia poderá ver reforçada a proteção de todo o património.

E é por isso mesmo que a segurança nas empresas tem de ser realizada com uma visão a 360 graus. Porque só um planeamento integrado de todos os sistemas e recursos poderá assegurar um ambiente 100% seguro.

Solução de segurança à medida

Para responder aos desafios das empresas, a Prosegur, especialista nesta área, evoluiu a sua oferta para o conceito Integra, uma solução de segurança feita à medida para cada cliente e que combina várias valências para dar resposta à multiplicidade de desafios e ameaças às empresas. Com esta nova solução, a Prosegur Integra pretende que cada empresa fique capacitada a dar respostas em termos de segurança física, remota, móvel, de bens e pessoas, além da cibersegurança.

Vantagens da Prosegur Integra:

Mostrar Esconder
  • Aumento da segurança: Análise do negócio a 360°, com apresentação da solução de segurança mais completa, eficaz e ajustada às necessidades da empresa.
  • Controlo de custos: Solução de segurança integrada mais competitiva e completa do mercado, sem investimento inicial.
  • Tecnologia e vigilância: A tecnologia mais avançada do mercado, operada pelos melhores profissionais, que garantem a proteção total à empresa.
  • Simplificação de Processos: Um único fornecedor de segurança responsável por toda a operação e com conhecimento profundo do negócio do cliente.

Esta valência assegura então que, com um único fornecedor, as empresas possam ver atendidas todas as suas necessidades em termos de segurança. E todos os serviços contam com pessoal altamente qualificado e equipamentos de última geração a monitorizar o seu negócio.

Plano que otimiza os custos

Os especialistas da Prosegur Integra realizam um diagnóstico minucioso e apresentam um plano face às necessidades de cada empresa/negócio. E irão mesmo otimizar os custos do cliente, pois terão à disposição um vasto conjunto de soluções integradas de segurança, tais como vigilância presencial, móvel, remota, centro de controlo, sistemas eletrónicos de segurança, proteção contra incêndios, cibersegurança, consultoria especializada e ainda alguns serviços auxiliares que poderão ajudar as empresas nos processos logísticos.

Todo este trabalho e dedicação para uma segurança mais eficaz só poderia suceder com o auxílio da componente humana, primordial para os serviços de proteção nas empresas. No entanto, fixar a mão-de-obra nestas funções tem sido um verdadeiro desafio para quem opera nesta área. Mas nos próximos meses o setor prepara-se para conhecer novas alterações nas contrações coletivas, depois das muitas reclamações no seio laboral por um aumento salarial escalonado por categoria profissional. No entanto, e se por um lado tal medida vai trazer a solução a um sector estratégico do país, como o da segurança, por outro impactará nos valores cobrados pelas empresas de segurança junto aos seus clientes. Uma das soluções poderá passar pela contratação de apenas um fornecedor que proporcionará uma solução inovadora de 360º eficiente e à medida de cada empresa.