Ana Pinho acaba de ser reeleita presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves, revelou a fundação em comunicado. Apesar da renovação do mandato de Ana Pinho, o conselho de administração sofre alterações: a administradora da Media Capital Rosa Cullell e o gestor executivo da produtora de vinhos Sogrape, Fernando Cunha Guedes, foram eleitos novos membros do conselho de administração de Ana Pinho, substituindo Vera Pires Coelho e Manuel Cavaleiro Brandão que terminaram o terceiro mandato.

Segundo o regulamento interno da Fundação de Serralves, os administradores da fundação podem apenas cumprir um máximo de três mandatos, pelo que Vera Pires Coelho e Manuel Cavaleiro Brandão teriam obrigatoriamente de sair, dando assim lugar a dois novos administrados. Rosa Cullell e Fernando Cunha Guedes juntam-se ao anteriormente cooptado Manuel Sobrinho Simões.

Neto do fundador histórico da Sogrape, que foi eleita em 2015  a melhor produtora de vinhos do mundo pela associação internacional de escritores e jornalistas de vinhos e bebidas espirituosas WAWWJ (World Association of Writers and Journalists of Wines and Spirits), Fernando da Cunha Guedes trabalhou na banca antes de se tornar gestor executivo da empresa criada pelo avô.

Fernando da Cunha Guedes. É preciso “rejuvenescer” o vinho do Porto

Além da presidente Ana Pinho, mantêm-se no conselho de administração da Fundação Serralves José Pacheco Pereira, Isabel Pires de Lima, Manuel Ferreira da Silva, Carlos Moreira da Silva e António Pires de Lima.

O conselho de administração da Fundação de Serralves tem vivido um final de ano turbulento, nomeadamente após a demissão em setembro do diretor artístico do museu, João Ribas, que saiu acusando os administradores de “censura” e de ingerência no seu trabalho, após a inauguração da exposição dedicada ao fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe. A administração recusou veementemente as acusações.

O comunicado na íntegra:

A composição do Conselho de Administração da Fundação de Serralves para o próximo triénio fica completa com a cooptação de Fernando Cunha Guedes e de Rosa Cullell depois de ter procedido, anteriormente, à cooptação de Manuel Sobrinho Simões.

O Conselho de Administração da Fundação de Serralves procedeu ainda à reeleição de Ana Pinho para Presidente do Conselho de Administração.

O Conselho de Administração manifesta a Manuel Cavaleiro Brandão e a Vera Pires Coelho, que agora cessaram funções por terem atingido o limite de mandatos previsto pelos Estatutos, o seu profundo reconhecimento pela dedicação empenhada que, desde a primeira hora e durante nove anos, devotaram a Serralves.

O Conselho de Administração para o triénio 2019-2021 terá a seguinte composição:

Ana Pinho – Presidente

Manuel Ferreira da Silva

Isabel Pires de Lima

Carlos Moreira da Silva

António Pires de Lima

José Pacheco Pereira

Manuel Sobrinho Simões

Fernando Cunha Guedes

Rosa Cullell