O concerto com Pedro Abrunhosa é um dos destaques da programação do Cineteatro de Estarreja (CTE) para o primeiro trimestre de 2019, que integra mais de 20 espetáculos de música, teatro e dança, informou esta segunda-feira a autarquia.

Após dois anos do lançamento do seu último álbum, Pedro Abrunhosa está de volta com o álbum Espiritual, um trabalho que foi “gravado à moda antiga” com os músicos do Comité Caviar, com quem o artista vai partilhar o palco neste concerto, a 23 de fevereiro.

A programação para o primeiro trimestre de 2019 abre com o “Concerto de Ano Novo”, no dia 5 de janeiro, com a Banda Bingre Canelense, numa oferenda musical com “Grandes Temas do Clássico ao Rock” e participação especial de Beatriz Maia e Miguel Rodrigues.

No dia seguinte, o CTE recebe o tradicional “Encontro de Trupes de Reis”, com a participação de grupos locais e crianças das Atividades de Enriquecimento Curricular, que dão voz a este costume que indicia o final da época natalícia. Ainda na música, os Concertos Íntimos regressam com a força de três vozes femininas: Sara Tavares (19 de janeiro), Raquel Tavares (23 de março) e Carolina Deslandes (18 de maio).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No teatro, o Trigo Limpo teatro ACERT apresenta a 12 de janeiro a peça “Fogo!”, com textos de Luís Vaz de Camões, Ricardo Araújo Pereira e Raúl Solnado e, no dia seguinte, o ACE Teatro do Bolhão leva à cena “O Baile das Coisas Importantes”, com texto de Afonso Cruz.

O mês de janeiro fica ainda marcado pelas comemorações da elevação de Estarreja a cidade. O 14.º aniversário vai ser assinalado com um concerto com a Orquestra Filarmónica das Beiras, sob a direção do maestro Cláudio Ferreira, tendo como solista a flautista Angelina Rodrigues.

Fevereiro abre com “Insónia”, o mais recente espetáculo a solo de Fernando Mendes. O comediante irá subir ao palco do CTE a 2 de fevereiro para interpretar a personagem Custódio Reis, um vendedor de vinhos e licores, que vive afogado em dívidas. Ainda no mesmo mês, no dia 16, Herman José sobe ao palco do CTE para um concerto integrado no festival “Montepio às vezes o amor”, para celebrar São Valentim.

O primeiro concerto de 2019 do OuTonalidades, circuito português de música ao vivo que percorre o país de norte a sul, chega a 9 de março com “ÊXODO”, composto por violão (Augusto) e clarinete (Paulinho), que se revela um entrelaço de danças e de canções que retratam de forma sonora o espírito da América Latina.

No final do mês de março, dia 30, Victor Hugo Pontes apresenta “Margem”, uma peça inspirada no romance de Jorge Amado “Capitães de Areia”, com texto de Joana Craveiro.