Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi sentido neste domingo à noite na zona de Évora, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O epicentro do tremor de terra, registado às 23h12 nas estações da Rede Sísmica do Continente, localizou-se a cerca de dez quilómetros a oeste da cidade de Évora, precisou o IPMA em comunicado.

https://observador.pt/videos/atualidade/porque-treme-portugal-os-violentos-choques-que-estao-a-rachar-o-pais/

“De acordo com a informação disponível, este sismo foi sentido, devendo ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrosísmica actualizada”, refere ainda a nota do IPMA. A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação.

Ainda segundo o IPMA, de acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo “não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) no concelho de Évora. Foi ainda sentido nos concelhos de Montemor-o-Novo e Portel.