Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi sentido neste domingo à noite na zona de Évora, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O epicentro do tremor de terra, registado às 23h12 nas estações da Rede Sísmica do Continente, localizou-se a cerca de dez quilómetros a oeste da cidade de Évora, precisou o IPMA em comunicado.

https://observador.pt/videos/atualidade/porque-treme-portugal-os-violentos-choques-que-estao-a-rachar-o-pais/

“De acordo com a informação disponível, este sismo foi sentido, devendo ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrosísmica actualizada”, refere ainda a nota do IPMA. A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação.

A placa africana está a rachar o país e mais uma dúzia de dúvidas sobre sismos

Ainda segundo o IPMA, de acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo “não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) no concelho de Évora. Foi ainda sentido nos concelhos de Montemor-o-Novo e Portel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR