Claudia Bank ganhou uma bolsa de 150 mil euros para poder consolidar o seu grupo de investigação no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC). O financiamento é concedido pela Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO, na sigla inglesa) por um período de três anos com possibilidade de ser renovado por mais dois.

A investigadora do IGC foi a única em Portugal a ganhar uma EMBO Installation Grant em 2018. Os restantes nove investigadores distinguidos têm os seus grupos de investigação na República Checa, Polónia e Turquia.

Com este financiamento, Claudia Bank e o grupo de Dinâmica Evolutiva vão dar continuidade aos trabalhos na área da biologia evolutiva, nomeadamente tentar perceber os processos e mecanismos biológicos que as populações usam para se adaptar a novos ambientes.

Sinto-me muito honrada por receber este prémio. Além do apoio financeiro que vamos receber, via Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Installation Grant é uma oportunidade fantástica para mim e para a minha equipa participarmos numa rede de excelência que a EMBO estabeleceu na Europa. Concretamente, a EMBO oferece mentoria e oportunidades de formação, facilita a organização de conferências e workhops, e ajuda a aumentar a visibilidade do nosso trabalho na comunidade científica”, disse Claudia Bank em comunicado.

Já este ano, a investigadora tinha conseguido uma importante bolsa do Conselho de Investigação Europeu (ERC, na sigla em inglês), no valor de 1,4 milhões de euros, também na área da evolução.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Horizonte 2020 atribui mais de 11,5 milhões a oito investigadores portugueses

Segundo a diretora da EMBO, Maria Leptin, “Através do esquema de Installation Grants”, encorajamos jovens investigadores a regressarem aos seus países, ou a deslocarem-se para países que têm dificuldade em competir com grandes centros de investigação que recebem muito financiamento, como acontece nalguns países da Europa. Desta forma, esperamos contribuir para a competitividade dos países participantes ao nível da ciência europeia.”

As EMBO Installation Grants são financiadas por agências dos países que participam na Conferência Europeia de Biologia Molecular (EMBC), o instrumento de financiamento inter-governamental da EMBO. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é a agência Portuguesa que apoia o financiamento de Claudia Bank.

Lista dos investigadores premiados com EMBO Installation Grants 2018 — EMBO

Apesar de a FCT ser a agência portuguesa que apoia o financiamento da investigadora, também foi esta agência que rejeitou atribuir um contrato a Claudia Bank por acharem que não seria capaz de concretizar o projeto que apresentava. O projeto, esse, foi o mesmo que o ERC considerou merecedor de financiamento.

Concurso FCT. Avaliações contraditórias, projetos trocados e grupos de investigação que podem ter de acabar