Óscares

Portugal e Brasil de fora da corrida ao Óscar de melhor filme estrangeiro

Os filmes "Peregrinação", de João Botelho, e "O Grande Circo Místico", de Cacá Diegues, ficaram de fora dos finalistas. Os nomeados vão ser anunciados no dia 22 de janeiro.

Estátua dos Óscares no antigo Kodak Theatre

PAUL BUCK/EPA

Autor
  • Agência Lusa

Os filmes “Peregrinação”, de João Botelho, e “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, ficaram de fora dos finalistas à nomeação do Óscar para melhor filme estrangeiro, anunciou a Academia de Hollywood.

Num comunicado que revelou os finalistas de nove categorias da 91.ª edição dos mais mediáticos prémios do cinema, a Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood revelou que nove obras iriam passar à fase seguinte no âmbito do galardão para melhor filme estrangeiro, depois de 87 candidaturas.

Assim, os finalistas, dos quais resultarão os cinco nomeados, são:

  • Pássaros de Verão“, de Cristina Gallego e Ciro Guerra (Colômbia)
  • O Culpado“, de Gustav Möller (Dinamarca), “Nunca Deixes de Olhar“, de Florian Henckel von Donnersmarck (Alemanha)
  • Uma Família de Pequenos Ladrões“, de Hirokazu Koreeda (Japão)
  • Ayka“, de Sergei Dvortsevoy (Cazaquistão)
  • Cafarnaum“, de Nadine Labaki (Líbano)
  • Roma“, de Alfonso Cuarón (México)
  • Guerra Fria“, de Pawel Pawlikowski (Polónia)
  • Beoning“, de Chang-dong Lee (Coreia do Sul)

Da lista de nove finalistas destacam-se “Roma”, de Cuarón, realizador que já venceu o Óscar de melhor realização com “Gravidade”, em 2014, “Guerra Fria”, de Pawlikowski, grande vencedor dos prémios do cinema europeu no passado fim de semana, e “Uma Família de Pequenos Ladrões”, de Koreeda, já nomeado para o Globo de Ouro de filme estrangeiro e vencedor da Palma de Ouro do festival de Cannes deste ano.

“Peregrinação”, do português João Botelho, foi anunciado em setembro pela Academia Portuguesa de Cinema, como o candidato nacional quer aos Óscares quer aos prémios espanhóis Goya.

Do lado brasileiro, foi escolhido, também em setembro, o filme “O grande circo místico”, de Cacá Diegues, rodado em Portugal e com atores portugueses.

Os nomeados dos Óscares vão ser anunciados no dia 22 de janeiro e a cerimónia de entrega dos Óscares vai ter lugar no dia 24 de fevereiro do próximo ano.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
IAVE

Errare humanum est… exceto para o IAVE!

Luís Filipe Santos

É grave tal atitude e incompreensível este silêncio do IAVE. Efetivamente, o que sempre se escreveu nos anos anteriores neste contexto foi o que consta na Informação-Prova de História A para 2018.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)