O número de Espaços Cidadão do país subiu para 537 com a abertura de quatro novos serviços no concelho das Caldas da Rainha, inaugurados esta quarta-feira pelo secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro.

A abertura de Espaços Cidadão no concelho das Caldas da Rainha (distrito de Leiria) denota o “esforço do Governo para fazer chegar os serviços junto dos cidadãos nas localidades mais pequenas”, afirmou Luís Goes Pinheiro, que inaugurou os quatro novos serviços.

Com estes equipamentos sobem para “537 os Espaços Cidadão atualmente existentes”, disse o secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, sublinhando que, destes, “321 foram abertos nesta legislatura”, ou seja, desde novembro de 2015.

De acordo com o governante, a média mensal de atendimentos nos Espaços Cidadão do país atingiu este ano os 180.001, o que representa um crescimento em relação aos anos anteriores.

Em 2014, os Espaços Cidadão do país atenderam 98.899 pessoas, número que em 2015 subiu para 818.603 atendimentos, de acordo com os dados disponibilizados hoje à Lusa por Luís Goes Pinheiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 2016, com a abertura de 61 Espaços Cidadão o número de atendimentos totalizou 1.081.825 e, no ano seguinte, a inauguração de 129 espaços aumentou o número de atendimentos para 1.150.608. Finalmente, em 2018, com 117 novos espaços a funcionar, os atendimentos atingiram as 1.188.006 pessoas.

O total de atendimentos acumulados ascendeu assim, entre 2014 e o final do último mês de novembro, a 4.337.941 serviços prestados em todo o país.

Em A-dos-Francos, no concelho das Caldas da Rainha, durante a inauguração do Espaço Cidadão que a partir de hoje funcionará na junta de freguesia, o governante referiu que os dados revelam “uma mudança de paradigma”.

Foi também inaugurado um espaço semelhante na freguesia de Alvorninha, ficando assim “as extremidades do concelho cobertas com este serviço”, explicou o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Fernando Tinta Ferreira.

O ‘périplo’ de inaugurações incluiu ainda a abertura de mais dois espaços nas juntas de freguesia da cidade (onde já existia um Espaço Cidadão a funcionar no edifício da câmara), fazendo com que “toda a população tenha acesso aos serviços disponibilizados num raio de 10 quilómetros da sua localidade”, acrescentou o autarca.

Os quatro Espaços Cidadão foram apoiados pelo programa de fundos comunitários COMPETE 2020 e cada um deles representou um investimento de 4.046,5 euros.

O Espaço Cidadão é um balcão único de atendimento onde se podem resolver diversos assuntos relacionados com a administração pública, através da internet.

Nestes espaços é possível tratar de assuntos como a renovação do cartão de cidadão ou da carta de condução, marcações e renovações ‘online’ para o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, entre outros serviços da administração central, sem que os munícipes tenham de se deslocar à sede de concelho.