A Ucrânia vai de novo enviar navios de guerra para o mar de Azov, onde em novembro a Rússia apresou três embarcações e prendeu a sua tripulação, disse esta quarta-feira um alto funcionário ucraniano.

Oleksandr Turchynov, secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, disse esta quarta-feira à BBC que é essencial que a marinha ucraniana regresse ao mar de Azov, para impedir que a Rússia reivindique o controlo dessa região.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia já respondeu a esta decisão do governo ucraniano, considerando-a uma “provocação”.

A 25 de novembro, a guarda costeira russa disparou contra três navios da marinha ucraniana e 24 marinheiros quando tentavam navegar do Mar Negro para o Mar de Azov.

A Ucrânia disse que os seus barcos operavam de acordo com as regras internacionais, enquanto a Rússia alegou que os navios ucranianos não conseguiram obter permissão para passar.

Poucos dias depois do confronto naval, o Presidente ucraniano Petro Poroshenko acusou a Rússia de ter reforçado drasticamente a sua presença militar na fronteira com a Ucrânia e referiu a ameaça de uma “guerra total” com Moscovo, na sequência do incidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já este mês, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, prometeu que o seu país não iria entrar em guerra com a Ucrânia, mas alertou Kiev contra qualquer provocação na sua fronteira.

“Não entraremos em guerra com a Ucrânia, prometo-vos”, disse há duas semanas Serguei Lavrov, numa entrevista com jornalistas e leitores do jornal Komsomólskaya Pravda, emitida em direto na página deste órgão de comunicação social na Internet.

O chefe da diplomacia assegurou nessa altura que a Rússia não combate o regime ucraniano e procurará evitar qualquer escalada de tensão entre os dois países.