A Apple alimenta há muito o sonho de produzir um automóvel concebido à semelhança dos seus telemóveis e iPads, ou seja, simples de aspecto e fácil de operar. Este é um projecto que teve grandes avanços – e fortes investimentos –, com a marca americana a desenvolver projectos na área da condução autónoma, mas que também teve grandes retrocessos, com a Apple a assustar-se pelas reduzidas margens que a indústria automóvel assegura, especialmente quando comparada com a dos telemóveis. É que se a última garante margens de 35%, na primeira 6% é tido como um bom valor e 8% é considerado a loucura. Mas é provável que as margens brutas que a Tesla já retira dos seus veículos (25%) tenham levado a Apple a repensar a estratégia.

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Porém, não há forma de encaixar a recente contratação de Andrew Kim, ex-designer da Tesla, pela Apple, que não seja para reforçar o projecto Titan, aquele que iria originar o primeiro carro da marca da maçã, da mesma forma que o projecto Purple deu origem ao iPhone  e o Gizmo ao Apple Watch. Esta teoria é reforçada por outra contratação, igualmente recente, que levou a Apple a ir buscar à Tesla outro técnico, Doug Field, um dos engenheiros chefes do fabricante de veículos eléctricos americano, que se mudou de Palo Alto para Cupertino, sede da Apple, em Agosto deste ano. Antes da saída, Field foi associado aos problemas industriais que limitaram o arranque da produção do Model 3. Kim e Field fazem parte de um grupo de 46 quadros da Tesla que no último ano foram contratados pela Apple, segundo a CNBC.

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Entretanto, ao nível do design, a Tesla continua a ter como líder Franz von Holzhausen, um americano de 50 anos que começou a carreira na Volkswagen em 1992, tendo depois passado pela General Motors e pela Mazda, antes de integrar a Tesla em 2010. Esta mudança aconteceu dois anos antes de surgir o primeiro Model S e, desde então, Holzhausen tem sido igualmente o responsável pelos Model X, Model 3 e Roadster – tanto no design interior como no exterior –, reportando directamente a Elon Musk.