Dark Mode 168kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Benfica em Guimarães, Sporting em Santa Maria da Feira, FC Porto em Matosinhos: os quartos da Taça de Portugal

Cidade do Futebol recebeu sorteio dos quartos de final da Taça de Portugal, bem como o cruzamento para as meias. "Grandes" não cruzam nos quartos mas pode haver dérbi na fase seguinte.

i

Há 11 anos que os três "grandes" não chegavam em simultâneo aos quartos de final da Taça de Portugal

Federação Portuguesa de Futebol

Há 11 anos que os três "grandes" não chegavam em simultâneo aos quartos de final da Taça de Portugal

Federação Portuguesa de Futebol

A Cidade do Futebol, em Oeiras, recebeu esta tarde o sorteio dos quartos de final da Taça de Portugal, bem como o cruzamento de jogos para as meias-finais da competição. 11 anos depois, os três “grandes” chegavam em simultâneo a esta fase da prova, o que, juntando ainda Sp. Braga, V. Guimarães, Desp. Aves, Feirense e Leixões, aumentava ainda mais as expetativas para os resultados apurados. E confirmaram-se os encontros interessantes: o Benfica desloca-se a Guimarães para defrontar o Vitória, o Sporting viaja até Santa Maria da Feira para jogar com o Feirense, o FC Porto vai a Matosinhos encontrar o Leixões (único representante da Segunda Liga ainda em prova) e o Sp. Braga cruza fora com o vencedor da última edição, o Desp. Aves.

Em paralelo, já ficou também a ser conhecido o cruzamento nas meias-finais, com a possibilidade de haver um dérbi entre Benfica e Sporting em caso de triunfo de ambos os conjuntos (com o primeiro jogo a realizar-se, confirmando-se esse cenário, no Estádio da Luz). No outro jogo, o vencedor da eliminatória entre Leixões e FC Porto começa por receber a formação apurada do jogo entre Desp. Aves e Sp. Braga na primeira mão de acesso à final.

Começando pela receção do Vitória ao Benfica, este será a 12.ª eliminatória (e 15.º jogo) entre ambos para a Taça, com os dois últimos na final e com sortes distintas: triunfo dos minhotos de Vitória por 2-1 em 2012/13; vitória dos encarnados de Vitória por 2-1 em 2016/17. Em termos globais, as águias têm nove vitórias em 14 encontros mas existe outra particularidade: nas quatro vezes em que se encontraram nos quartos, cada um passou às meias duas vezes. “É um jogo de exigência máxima mas quem chega a esta fase já sabia. Esperamos um jogo de extrema dificuldade mas tudo faremos para passar, com a ambição que nos caracteriza”, comentou Flávio Meireles, diretor do conjunto de Guimarães. “Vai ser um grande jogo, sendo que três dias depois estamos a jogar para o Campeonato outra vez. Vamos jogar para ganhar”, disse Tiago Pinto, diretor do Benfica.

Benfica e V. Guimarães jogarão no Minho duas vezes na mesma semana, para Liga e Taça (PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP/Getty Images)

Já o FC Porto defronta o Leixões pela sétima vez em termos de eliminatórias (num total de nove jogos feitos até hoje), com vantagem clara para os dragões até ao momento que ganharam sete encontros. Um dos triunfos do conjunto de Matosinhos foi na única vez em que se cruzaram na final da Taça de Portugal, por 2-0, num encontro realizado… no estádio das Antas. Sp. Braga e Desp. Aves jogarão pela quarta ocasião na prova rainha do calendário nacional, com vantagem dos arsenalistas com passagens em 1991/92 e 2013/14 contra o triunfo nas grandes penalidades dos avenses em 2005/06. Por fim, Sporting e Feirense, que curiosamente jogarão em breve para a Taça da Liga, nunca se tinham cruzado na Taça de Portugal.

Os quartos de final irão jogar-se entre 15 e 17 de janeiro, ficando as meias-finais marcadas para o início de fevereiro (primeira mão) e início de abril (segundo jogo). A final estava inicialmente marcada para 26 de maio no Estádio Nacional mas, em virtude das eleições parlamentares europeias, poderá ser alterada para outra data.

Desp. Aves conquistou a primeira Taça de Portugal na história na última temporada frente ao Sporting e mantém-se agora em prova

Em baixo ficam os resumos dos principais jogos dos oitavos de final da Taça de Portugal (em 60 segundos cada):

V. Setúbal (PL)-Sp. Braga (PL), 0-1 (a.p.)

FC Porto (PL)-Moreirense (PL), 4-3

Boavista (PL)-V. Guimarães (PL), 0-1

Sporting (PL)-Rio Ave (PL), 5-2

Montalegre (CP)-Benfica (PL), 0-1

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.