Rádio Observador

KIA

O novo Kia Soul EV é uma máquina. Eléctrica!

A Kia apresentou recentemente em Los Angeles o novo Kia Soul EV, modelo que vai chegar a Portugal em 2019. A produção não é grande, pelo que as unidades para entregas não serão muitas. Mas é pena.

Depois de apresentar o Kia e-Niro, o crossover eléctrico, a marca sul-coreana prepara-se para lançar, igualmente em 2019, o Soul EV. O modelo, que passa a usufruir dos serviços de uma nova geração, com grandes diferenças para a antiga, especialmente a nível estético, será oferecido com motores a gasolina, a gasóleo e eléctrico, mas não para Portugal, onde o importador achou por bem concentrar-se na versão 100% eléctrica, denominada Soul EV, por ser aquela que suscita maior curiosidade junto do público.

A nova geração do Soul, o modelo mais ousado em matéria de design da Kia, é 5,6 cm mais comprido do que o anterior, com uma distância entre eixos 3,1 cm mais comprida e mais 142 litros de capacidade na bagageira. Mas mais do que as melhorias ao nível das dimensões, ou da estética, o que importa são as vantagens da nova versão eléctrica, alimentada por baterias.

A bateria que alimenta o motor passa de 30 kWh para uma capacidade de 64 kWh, mais do dobro que garante outro tanto em termos de autonomia. O motor de 111 cv cede o seu lugar a outro de 204 cv, com muito mais força, com o Soul EV a recorrer aos mesmos argumentos em termos mecânicos do e-Niro, de que vos falámos recentemente. Isto em termos de diferentes níveis de regeneração de energia, eficiência das bateria e sobretudo gestão da energia, o que permite ao veículo, em condições normais, baixar dos 12 kWh/100km em termos de consumos.

O Soul EV tem mais equipamento, tanto de conforto como de segurança e ajudas à condução, restando aguardar pela entrada no mercado nacional, bem como pelo preço pelo qual vai ser proposto. Não é ainda conhecida a autonomia em WLTP da nova geração, que deverá rondar os 455 km do e-Niro, sendo que o Soul EV será igualmente capaz de recarregar a 100 kW, através de uma tomada CCS Combo.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)