Doze pessoas já morreram nas estradas este Natal. Este é o balanço da Operação “Natal Tranquilo” feito pela GNR ao final do dia 24, segunda-feira, antes da Consoada. Ao todo, desde as 21h de sexta-feira, já se registaram 957 acidentes, que, para além das vítimas mortais, fizeram ainda 25 feridos graves e 312 feridos ligeiros.

A estratégia da Unidade Nacional de Trânsito foi a de focar a vigilância nos grandes eixos e viagens de longo curso nos primeiros dias desta operação, tendo entretanto passado a concentrar-se nas localidades. “Nos últimos dois dias da operação, [o foco será] no regresso das pessoas às suas habitações”, explicou o Capitão Nuno Lopes em declarações à SIC, garantindo que haverá um reforço dos meios policiais “nos períodos mais críticos”, ou seja, na tarde do dia 25 e no dia 26.

Operação “Natal Tranquilo” regista 190 acidentes no domingo com 5 vítimas mortais

O capitão da GNR destacou o excesso de velocidade como uma das principais causas para estes acidentes e deixou conselhos aos condutores para este período das festas: adequar a velocidade à via e às condições meteorólogicas, não utilizar o telemóvel e guardar a distância de segurança dos condutores da frente. “Gostaria de pedir a todos os condutores que oiçam os conselhos da GNR para circular em segurança e assim viver um Natal tranquilo”, sublinhou.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou uma mensagem semelhante a todos aqueles que andarão na estrada este Natal, pedindo “precauções acrescidas” porque às vezes “o querer-se chegar depressa demais faz perder a vida num minuto ou ter um acidente que é dispensável”. O Presidente aproveitou ainda para deixar um último conselho antes de desejar um feliz Natal: “Se beberem não conduzam e peçam a alguém, a um familiar que conduza, que beba um bocadinho menos.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR