BMW

Incêndios. Coreia do Sul obriga BMW a pagar 8,7 milhões

O Governo sul-coreano vai multar a BMW em 8,7 milhões de euros, devido às dezenas de veículos que se incendiaram por causa de um problema mecânico. Isto não impede futuros processos em tribunal.

Autor
  • Observador

Segundo a CNN, o Governo sul-coreano vai aplicar uma multa à BMW de 11,2 mil milhões de wons, cerca de 8,7 milhões de euros, devido às dezenas de incêndios em carros da marca motivados por deficiência no sistema de recirculação de gases de escape. Contudo, alerta o ministro do território, o Governo irá de seguida enviar o processo para o procurador público, que decidirá se há matéria para futuros processos em tribunal.

A crise da BMW na Coreia do Sul começou no passado Verão, quando uma série de veículos da marca arderam sem motivo aparente. Mais tarde, e depois das averiguações dos técnicos alemães, concluiu-se que a origem do fogo estava relacionada com uma fuga no sistema de recirculação de gases de escape, que permitia que óleo caísse sobre o colector de escape. A investigação paralela ordenada pelo Governo apurou que o construtor tentou esconder durante algum tempo o problema, atrasando a chamada às oficinas dos 172.000 veículos envolvidos.

A BMW responde a esta acusação afirmando que ordenou o recall assim que as origens do problema foram conhecidas, recusando ainda que exista algum problema de concepção no seu sistema de tratamentos dos gases de escape, para reduzir as emissões, ao contrário do que afirma o ministro dos Transportes.

Dos cerca de 50 veículos que arderam, por motivos relacionados com esta situação, nenhum provocou danos físicos ou mortes, sendo que o Governo se viu obrigado a proibir a circulação dos veículos incluídos no recall da BMW, cujos proprietários tardavam em visitar a oficina da marca para reparar a fuga.

Existiram igualmente veículos com esta deficiência comercializados em Portugal, estando já os modelos devidamente identificados e os condutores avisados da necessidade de proceder à substituição da peça defeituosa. Não são conhecidos casos de incêndios dos BMW comercializados entre nós.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)