786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sismo de magnitude 4.8 abala Itália

Este artigo tem mais de 5 anos

Um sismo de magnitude 4.8 na escala de Ritcher abalou esta quarta-feira de madrugada a zona de Catânia, junto ao Monte Etna, em Itália. Até ao momento, há registo de vinte e oito feridos.

As pessoas que ficaram feridas sofreram pequenas escoriações devido à queda de objetos
i

As pessoas que ficaram feridas sofreram pequenas escoriações devido à queda de objetos

As pessoas que ficaram feridas sofreram pequenas escoriações devido à queda de objetos

Um  sismo de magnitude 4.8 na escala de Ritcher abalou esta quarta-feira a zona de Catânia, junto ao Monte Etna e com epicentro de 1 km de profundidade em Viagrande e em Trecastagn, em Itália. Até ao momento, há registo de vinte oito feridos, avança o jornal italiano La Reppublica e a agência noticiosa ANSA.

O sismo ocorreu às 3h19 locais (menos uma hora em Portugal Continental) a localidade de Fleri e Zafferana Etnea são consideradas as zonas mais afetadas. Várias pessoas saíram à rua com medo das possíveis consequências do abalo. Dos vinte oito feridos ligeiros que precisaram de tratamento médico, dez foram transportados de ambulância e os restantes 18 foram transportados para o hospital. As pessoas que ficaram feridas sofreram pequenas escoriações devido à queda de objetos.

O presidente da câmara de Catânia,  Claudio Sammartino, já fez um balanço provisório dos estragos, após a queda o desabamento de alguns muros e casas. O autarca abriu escolas e ginásios municipais para acomodar pessoas que não podem ou não querem voltar para as suas casas. A assistência foi delegada à Cruz Vermelha e o comandante da Proteção Civil italiana, Angelo Borrelli, está a deslocar-se da Sicília para Catânia para avaliar os danos causados.

Dos principais estragos apontados, a imprensa italiana destaca o troço da auto-estrada A18, que liga Catânia a Messina, e que está cortado devido a estragos no asfalto e a  fachada principal da igreja de Santa Maria del Carmelo em Bongiardo. Em Fleri, um prédio desabou e duas pessoas tiveram que ser retiradas dos escombros com alguns ferimentos ligeiros. No local, estiveram polícias e bombeiros e a estrada esteve cortada. A linha ferroviária entre  Messina-Siracusa e Catania-Palermo esteve também interrompida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/escala-de-richter/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”20″ slug=”escala-de-richter” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/escala-de-richter/thumbnail?version=1501858302834&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

De acordo com as autoridades italianas, o terramoto casou vários estragos em edifícios. Nas redes sociais já circulam imagens dos destroços.

O vice primeiro-ministro italiano, Luigi Di Maio, escreveu na sua página de Facebook que na quinta-feira estará em Catânia com o comandante da Proteção Civil italiana para “avaliar a extensão dos danos e planificar as intervenções de assistência”.

O sismo acontece dois dias após a erupção do vulcão Etna, o maior  na Europa, que se mantém ativo desde então e já provocou 11 tremores desde terça-feira. Apesar de alguns voos terem sido condicionados temporariamente, a intensa atividade sísmica do vulcão não está neste momento a ter grande impacto na atividade do aeroporto internacional de Catânia, que está totalmente operacional, noticia o jornal italiano.

(em atualização)

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora