Porsche

Porsche Taycan mantém versão Turbo. Mas sem turbo

A Porsche vai respeitar a tradição, apesar de não fazer muito sentido. Tal como acontece no 911, o novo Taycan vai oferecer as versões base, Taycan S, 4S e Turbo. Apesar de, obviamente, não ter turbo.

A chegada dos veículos eléctricos veio baralhar as coisas, até no que respeita às denominações dos modelos. Muitos fabricantes estavam habituados a apelidar as diferentes versões com base na capacidade, potência ou arquitectura das suas motorizações, e daí que surgissem os 2.0 Turbo e os 3.0 V6 Biturbo. Ora esta forma de denominar os modelos foi ultrapassada pela tecnologia, pois os eléctricos não têm 2 nem 3 litros, muito menos possuem 4 cilindros em linha ou 6 em V e, decididamente, não recorrem a um turbocompressor, e muito menos a dois.

É claro que vão continuar a existir distintas versões de automóveis eléctricos e, muito provavelmente, mais do que até aqui. Isto porque se os motores a combustão se diferenciavam pela arquitectura, o que implicava alterações na potência, os eléctricos vão oferecer diferentes níveis de potência em paralelo com mais ou menos capacidade de bateria.

Vem isto a propósito da Porsche ter revelado recentemente à The Drive que o futuro Taycan eléctrico vai ser disponibilizado em quatro versões, respeitando na íntegra as actuais denominação mais habituais da marca alemã, utilizadas por exemplo no 911. Mais precisamente, o primeiro eléctrico da casa vai ser proposto como Taycan, na versão mais simples, menos potente e com menos bateria, a que se segue o Taycan S, para depois as versões mais possantes e dispendiosas se apelidarem de Taycan 4S e Taycan Turbo.

Em abono da verdade, a Porsche já hoje apelida uma das versões do 911 como Turbo, quando todas elas recorrem ao motor boxer sobrealimentado. Mas com o Taycan a ‘confusão’ promete ser ainda maior, uma vez que o eléctrico com mais potência e bateria de maior capacidade não possuirá certamente um turbocompressor. Resta saber se as versões Taycan e Taycan S montam apenas motor eléctrico atrás, à semelhança do que acontece com o Model S da Tesla, também ele oferecido com duas e quatro rodas motrizes.

De caminho, ficámos igualmente a conhecer o preço a praticar pelo Taycan nos EUA, onde o mais acessível, o “Taycan”, será proposto por pouco mais de 90.000$, correspondente aos 80.000€ por que será vendido na Europa. O Taycan 4S será comercializado abaixo dos 100.000$ e o Taycan Turbo por mais de 130.000$. Curiosamente, os preços praticados pela Porsche parecem em linha com os exigidos pela Tesla para o Model S: 78.000$ para o 75D, 96.000$ para o 100D e 134.500$ para o P100D, no mercado americano.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)