Se for daqueles que faz questão em estar preparado para tudo e necessita de um veículo que possa lidar com as piores situações, em termos de dureza e condições meteorológicas, reunimos uma lista dos modelos mais “durões” do planeta. E o melhor é que pode divertir-se em passeatas por fora de estrada, pois o todo-o-terreno, mesmo o mais radical, não mete medo a estes assustadores jipes.

Com maior altura ao solo, possuem não quatro, mas seis rodas motrizes, além de acessórios destinados a garantir que pode ir até ao fim do mundo e… voltar. Se está à procura de veículos elegantes e esguios, com apurada aerodinâmica, esta lista de modelos não é a ideal para si. Sendo que muitos deles tão pouco se sentem particularmente à vontade no trânsito citadino, tornando difícil ir para o escritório na 2ª feira, depois de superar as mais difíceis barreiras ao fim-de-semana.

Há outro inconveniente: também não são baratos, pois longe de serem produzidos em grande série, estes superjipes, sejam eles 4×4, 6×6 ou 8×8, são produzidos de forma quase artesanal, o que faz disparar os custos. Como se isto não bastasse, o peso acrescido, as maiores perdas mecânicas devido ao superior número de diferenciais e veios de transmissão, e a mais elevada capacidade de tracção, obrigam ao recurso a motores mais generosos, em dimensão e potência, o que não ajuda a conter os custos. Dito isto, delicie-se com alguns dos jipes mais radicais do mercado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR