As negociações entre democratas e republicanos para acabar com a paralisação parcial (‘shutdown’) do governo federal dos Estados Unidos fracassaram esta quinta-feira, mais uma vez. As conversações e o debate da lei orçamentar só serão retomadas no próximo dia 2 de janeiro. A decisão de adiar o encontro para o início de 2019 foi unânime e tomada pelo Senado após alguns minutos de reunião num hemiciclo quase vazio, o Senado decidiu por unanimidade adiar a reunião até à próxima semana.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, recusa aprovar um projeto de orçamento preparado pelo Congresso se não integrar o financiamento de um muro na fronteira com o México, no valor de cinco mil milhões de dólares — bloqueio que sustenta o atual ‘shutdown’. A oposição democrata, que recusa votar este artigo do projeto, propõe alocar 1,3 mil milhões de dólares para melhorar o sistema de vigilância na fronteira.

Sem acordo parlamentar para financiar o muro de Trump, EUA ficam em shutdown até dia 27

Sem orçamento, muitos ministérios e agências governamentais fecharam as portas no sábado de manhã, deixando cerca de 800 mil funcionários em licença sem vencimento ou, em serviços considerados essenciais, forçados a trabalhar sem remuneração em pleno período de festas.

“O Presidente deixou claro que qualquer lei de financiamento do governo deve financiar adequadamente a segurança nas fronteiras para impedir o fluxo de drogas ilegais, criminosos, membros de gangues, traficantes de crianças e seres humanos, protegendo os americanos “, disse Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca, deixando críticas aos democratas. A oposição acusou Donald Trump de “mergulhar o país no caos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR