A cantora e compositora brasileira Miúcha, irmã de Chico Buarque e ex-mulher de João Gilberto, morreu nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, noticiou a Folha de São Paulo. Tinha 81 anos.

Considerada uma das “musas” da Bossa Nova, Miúcha ficou famosa pela interpretação de canções como “Pela Luz dos Olhos Teus”, “Minha Namorada” ou “Maninha”, recorda o jornal brasileiro. A artista lutava há vários anos contra um cancro no pulmão.

View this post on Instagram

Conheci #Miúcha em Salvador. Ela estava grávida de @bebelgilberto. Agradeço a #CarlosCoqueijo ter tido contato com essa pessoa especial em momento tão significativo: ele quis que a turma de música do Vila Velha conhecesse #JoãoGilberto, então casado com ela. Ao longo dos anos, Miúcha teve presença sempre luminosa em minha vida. Tanto como artista quanto como pessoa. Tornei-me camarada constante de @chicobuarque no período de idas e vindas Rio-São Paulo. Fui umas poucas vezes à casa dos Buarque de Hollanda. Conheci os outros irmãos de Chico, mas Miúcha, que eu já encontrara antes, vivia nos Estados Unidos, depois no México. Sua musicalidade e a força que esta teve na formação de Chico é fato que este atesta ao lembrar treinamentos recreativos de abertura de vozes harmônicas. E ela aparecia cantando lindamente com João no segundo álbum deste com #StanGetz. De volta ao Brasil, Miúcha nos aproximou de #JoãoDonato, com quem apareceu muitas vezes em meu apartamento na Delfim Moreira. Também foi com ela que #TomJobim foi umas vezes nos visitar. Sempre sorridente e gostando muito de viver, Miúcha era toda música, na intimidade ou no palco do #Canecão. Com Vinicius e Tom. E em todas as gravações solo que fez. Anos depois, aquela participação divina no show de #Bethânia! E agora, enquanto escrevo estas palavras diante da notícia de sua morte, @cezarmendes me diz que "Aquele Frevo Axé", canção que amo apaixonadamente, parceria dele comigo, foi a última música que Miúcha gravou. Paro de escrever e vou pedir a Cezinha que ponha a gravação para eu ouvir (a faixa será lançada em breve). ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ?: de 1984 | Ouça “De Noite na Cama” na #PlaylistDoCaetano: http://spoti.fi/2rXsYb1 . #CaetanoVeloso #UnsProduções

A post shared by Caetano Veloso (@caetanoveloso) on

Ao longo dos mais de 40 anos de carreira, Miúcha lançou 14 álbuns, quase sempre dedicados ao “cancioneiro dos maiores compositores da bossa nova: Tom Jobim, João Gilberto e Vinicius de Morais”, escreve a Folha. A artista era mãe da cantora Bebel Gilberto e irmã de Chico Buarque, de Ana de Hollanda e Cristina Buarque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda não chega de saudade: Vinícius de Moraes “é eterno”

Em Outubro de 2015, Miúcha passou por Portugal e deu uma entrevista ao Observador, conjuntamente com uma das filhas de Vinicius de Morais, Georgiana de Moraes.