A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) decidiu manter a suspensão do protesto de não encaminhar a informação operacional aos comandos distritais de operações de socorro (CDOS) até ao Congresso Nacional, anunciou Jaime Marta Soares à saída da reunião deste sábado.

Os bombeiros suspenderam durante dez dias o envio de informação ao CDOS como forma de protesto contra as alterações na área da Proteção Civil propostas pelo Governo, nomeadamente à Lei Orgânica, que têm gerado grande tensão. O Executivo de António Costa aprovou a 25 de outubro uma proposta que acaba com os atuais 18 comandos distritais de operações e socorro e cria cinco comandos regionais e 23 comandos sub-regionais de emergência e proteção civil.

Liga dos Bombeiros Portugueses suspende protesto até 29 de dezembro e retoma envio de dados aos CDOS

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta proposta prevê também a criação de um Comando Nacional de Bombeiros com autonomia financeira e orçamento próprio, cujo responsável máximo será designado depois de ouvida a LBP. Os bombeiros classificaram esta hipótese como “desajustada da realidade do país”, defendendo que vai interferir na autonomia das associações.

A LBP quer uma direção nacional “autónoma independente e com orçamento próprio”, um comando autónomo e um cartão social do bombeiro.

A reunião deste sábado em Pombal teve como objetivo analisar a evolução das negociações da LBP com o Governo e debater as propostas enviadas pelo Ministério da Administração Interna.