O chefe de Estado português afirmou esta segunda-feira que no seu encontro com o Presidente do Brasil, na quarta-feira, irá falar sobre as comunidades portuguesa e brasileira nos dois países, a CPLP e as relações União Europeia/Mercosul.

Em declarações à comunicação social, num hotel de Brasília, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que “num encontro destes, que não é vulgar haver aquando da posse, há que limitar o número de temas ao que é fundamental”.

Segundo o Presidente português, “há que falar das duas comunidades, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), das relações União Europeia Mercosul, que são um ponto fulcral, e depois há imensos outros temas quer multilaterais quer bilaterais que estão na ordem do dia”.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou “o peso da comunidade portuguesa no Brasil, que felizmente é imenso e muito prestigiada”, bem como “o peso da comunidade brasileira em Portugal que é também imenso e muito prestigiada e tem vindo a aumentar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Temos imensas afinidades e imensas questões comuns”, prosseguiu, defendendo que “nestes momentos que são importantes para a vida de cada um dos países o outro país tem de estar presente”.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou hoje a Brasília, para assistir à cerimónia de posse de Jair Bolsonaro como Presidente do Brasil, que se realizará na terça-feira, dia 01 de janeiro.

O seu encontro com Jair Bolsonaro está marcado para quarta-feira de manhã, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Questionado sobre a ausência de outros chefes de Estado da Europa na posse de Jair Bolsonaro, o Presidente português observou: “Não há nenhum país na Europa que tenha a ligação que nós temos com o Brasil. Basta conhecer história para saber que foi assim e que é assim”.